O terror do exorcista

Terror verdadeiro ou apenas uma publicidade barata?

As más línguas dizem que Linda Blair teve a carreira desandada após seu papel como Regan Macneil, uma garota de 12 anos filha de uma atriz famosa  possuída pelo demônio Pazuzu. Que acabou por se entregar as drogas e aos filmes pornôs.

(Novo: Trivia do Exorcista no final do texto)

Linda Blair (Regan Mcneill possuída por Pazuzu)

Linda Blair (Regan Mcneill possuída por Pazuzu)

A possessão de Pazuzu gera lenda urbana.

Como no artigo de ‘Segredos de Poltergeist’ retorno aqui com um jornalismo investigativo, que também tem por objetivo demonstrar as versões e casos típicos de pulha (fraude) . Onde os fatos são envolvidos com pessoas reais e locações usadas com sentidos bizarros e misteriosos para acusar o filme como sendo a fonte de todos os problemas.

Comparo a gentil e bela Drew Barrymore que fez filmes diversas vezes  inocentes perto do Exorcista, e que foi seduzida pelo mundo das drogas do mesmo jeito. Ou mesmo a atriz e modelo Lindsay Lohan que até hoje só fez filmes com temas do cotidiano como – “Garota rebelde, garota apaixonada” e leva uma vida  altamente irresponsável e desregrada. Mas não me lembro dela ter feito alguma versão do terror japonês como o chamado, ou grito.

Ainda podemos citar diversas outras  pessoas que até nunca tiveram contato com filmes ou livros que tivessem o teor de temas com demônios, magias negras ou sacrifícios. Vemos que claramente não é o filme, e sim a pessoa.

Os boatos fatos.

Fatos ou boatos?

Fatos ou boatos?

Como no filme Poltergeist, o exorcista os fatos são altamente fundamentados, porém com um pequeno detalhe, existem fatos que são propositalmente ocultados ou parcialmente descritos. Algo como  “Morreu de forma estranha, ou encontrou uma pessoa na esquina e morreu depois“.

Ao contrário do artigo que escrevi para o Poltergeist, neste irei comentar com notas entre parênteses.

Versão 1.

  1. O diretor Friedkin pediu para o padre Tom Berminghan para exorcizar o local. (Nota: Quem é este padre?  Por que ele pediu para exorcizar o local? Todos pedem padres para abençoar o local, é comum. Em pleno século 20, padres exorcistas eram escória. Só em filmes é que existem exorcistas credenciados e que podem vir e voltar por aí. )
  2. Incêndio no set de filmagens [A equipe de produção não estava presente] foi justificado que não foi criminoso e não havia como começar este fogo. Não foi um incêndio elétrico. (Nota : Não existe só fogo elétrico, de onde tiraram que não foi criminoso? Quem disse que o set não tinha ninguém? E se souberam isso foi preciso ver o laudo da polícia, que é antes de tudo, sigiloso. O que denota boato…sem dúvidas).
  3. As mortes das pessoas no filme. (Nota: Foi citado inclusive que todos que tiveram envolvimento com o filme teve uma tragédia fatal ou próximo disso. A história que mais parece um conto da Cripta é do ator Jason Miller que faz o padre Karras. Parece que ele visitava uma paróquia onde um padre havia dado uma medalha e ele havia dito que “Quem mexe com o diabo, ele virá atrás de você” até com uma citação conceitual do século XV. Três dias após este episódio o referido padre morre. Não o ator, o padre que deu a medalha.
  4. A atriz Linda Blair se entregou as bebidas e teve problemas sérios por causa do filme (Nota: Pelo que sei a maior parte dos atores de qualquer gênero pode ou não vir a ter problemas pessoais, seja ele causado pelo filme ou por outro motivo

Notas.

¹ No item 3 falamos que Jason Miller fora acometido por uma morte estranha. E que o padre que lhe deu a medalha é quem morreu e não ele. Agora a pergunta: Que padre é esse, qual é o seu nome, que fonte podemos saber que sua morte tem tanta ligação com o filme? Não temos…ò sinto o cheiro de lenda pairando…sinto o cheiro de pessoas desocupadas. E o pior é que veio a falecer em 2001 com 62 anos por ataque cardíaco. Nada de estranho, não é?

² No item 4 falamos da desgraça de Linda Blair. De acordo com outras versões, ela nunca recuperou sua carreira cinematográfica como antes. No entanto pode não ter sido uma atriz que alcançou filmes famosos como Crepúsculo ou Harry Potter como seus filmes futuros. Mas sua carreira não desandou, ela continuou fazendo filmes, quer sejam pornôs – haviam pessoas que gostavam, e que lhe deram os devidos créditos. Até lhe apelidaram de corpo em forma pera. O que acontece é que em Hollywood, pornografia, não é vista com bom olhos e portanto parece que sua vida terminou por ali. O que não é verdade, ela participa de muitas séries famosas, citando o sobrenatural, até hoje.

Nas procuras pelo sistema de busca do Google, encontrei relacionamentos de ‘Linda Blair morreu, Linda Blair ficou louca’. Em breve dirão que Linda Blair ocasionou o 11/09, não ficarei muito surpreso. Ela parece não ter tido tanto sucesso como todos dizem, mas após o filme de 1973 ela fez 40 filmes (seguidos da data, em 1974 atuou em aeroporto, para os poucos entendidos – um filme clássico). Atuou em séries a partir de 1974 em 17 séries (inclusive na supernatural).

O mais interessante é que ela possui uma linha de roupas chamada Linda Blair’s Wild West Collection (Coleção do oeste selvagem de Linda Blair). Parece muito ruim para quem foi rotulada por não ter mais sucesso. Como ninguém mais pesquisa nada, e sim só repassa, acaba gerando informações falsas ou mesmo desencontradas com a realidade da atriz.

Fatos dos fatos…aconteceu com o amigo do meu amigo do meu primo que mora longe.

Boatos dos boatos.

Boatos dos boatos.

Neste site do mundo estranho vemos uma lista de 13 (muitas sugestivas) situações bizarras, percebam que a clareza dos fatos é logo descoberta quando fazemos as perguntas básicas: Quem é esse? Como ele morreu? Quem disse que ele morreu assim? Quem disse que não teve explicação? Que documento oficial fala isso?

A minha indagação é: Se é verdade que um filme de terror na qualidade do Exorcista, um filme bem ultrapassado atualmente, foi capaz de influenciar destinos, como a morte ou o declínio de muitos dos atores envolvidos com a trama. Imagine o que “Silent Hill: A revelação” seria capaz de fazer?

E devo ressaltar, Linda Blair fez ainda 4 curtas-metragens. O filme a jogou mesmo no lixo, não foi?

Trivia.

Regan Macneil possuída por  Pazuzu (Foto: Reprodução)

Regan Macneil possuída por Pazuzu (Foto: Reprodução)

1.Linda Blair enlouqueceu? Linda Blair morreu?

R: Não e não. Linda Blair continua bem lúcida e esta bem viva.

2. Todo o elenco morreu?

R: O único que morreu foi o ator Jason Miller de ataque cardíaco aos 62 anos no ano de 2001.

3. O filme exorcista impediu que tivesse mais continuações devido ao pavor do diabo?

R: Não, o filme teve quatro continuações. Uma em 1977, outra em 1990 e uma outra em 2004. Exorcista II – O herege com a atriz Linda Blair, o exorcista III acontecimentos posteriores ao II e o exorcista – o início que aconteceu antes do exorcista I. Portanto nenhuma maldição impediu continuação alguma. E um remake do primeiro filme foi realizado em 2005.

4. O filme esta empesteado pelo demônio?

R: Se estava, ele foi o responsável pelo filme ganhar 2 oscars de melhor roteiro adaptado e melhor som, além de ser indicado em 8 categorias: melhor filme, melhor diretor e melhor atriz (indicação para Ellen Burstyn – Chris Macneil), melhor ator coadjuvante (indicação para Jason Miller- Pa. Karras), melhor atriz coadjuvante (indicação para Linda Blair -Regan Macneil), melhor edição, melhor fotografia e melhor direção de arte. Acabou? Não a maldição do demônio concedeu ao filme o prêmio BAFTA na categoria de melhor som. Terminou? Não as glórias de Pazuzu também trouxeram o prêmio também do Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films – ganhou nas categorias de melhor filme de terror, melhor maquiagem, melhores efeitos especiais e melhor roteiro. Acabou a maldição? Não, o filme ainda levou 4 globos de ouro – nas categorias de melhor filme – drama, melhor diretor, melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante (Linda Blair – Regan Macneil). E revelação feminina para Linda Blair, apenas como indicação. Como percebem o demônio amaldiçoou o filme. Tirando esta maldição, o elenco não foi aterrorizado.

5. Há documentos oficiais falando dessa maldição?

R: Não.

6. Wikipedia fala sobre estas esquisitices?

R:Não.

7. Quem espalhou estes boatos?

R: Os mesmos que falam mal dos filmes atualmente inventando notícias falsas, ajudando assim os estúdios com marketing barato.

Extras.

About these ads
Categorias: Entretenimento | Tags: , , , , , , , | 1 Comentário

Navegação de Posts

Uma opinião sobre “O terror do exorcista

  1. Pingback: Análise O Exorcista | Mundo em Pauta

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 281 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: