Baker Street um simples nome de fantasia (Tijuca)

Se explorarmos uma cidade encontraremos inúmeros segredos. Se vivermos um dia, iremos aspirar inúmeras histórias. Se acometermos uma longa jornada iremos ainda sim dizer que não conhecemos um palmo a frente, não existe fim para uma história como essa. Baker Street – Santa Marta.

Padaria Santa Marta (conhecida como Padaria da Praça) (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)
Padaria Santa Marta (conhecida como Padaria da Praça) (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)

Baker Street – Epílogo.

A padaria da praça, como é normalmente conhecida, fica localizada na Rua Carlos Vasconcelos número 156. Não é um point Teen, mas pode ser uma excelente parada para um break coffe ou um almoço planejado já que o local oferece um Buffet + lanchonete com a pedida de pão na chapa. Com a opção de sopas no final da tarde.

O preço de cada unidade é de 7,70, mas é possível levar para a casa também com um acréscimo de 1,10. Entre as variedades estão: Sopa de Ervilha, Champignon, caldo verde e canja. Geralmente a partir das 16:00. E se preferir fazer uma quentinha para comer no local ou levar ao local de trabalho ou residência, o horário de almoço é de 11:00 – 14:00 – o serviço de Buffet favorece uma personalização ao gosto do cliente.

Ainda contando com um sistema Delivery.

E  integrado temos uma padaria com área de lacticínios, frios, padaria (todos os tipos de pães) e doceria (central). A sede da sociedade Santa Marta localize-se na Rua Fonte da Saudade 241 na Lagoa (zona Sul) do Rio de Janeiro. O nome fonte da saudade deu-se por ser a única fonte de água da Lagoa (antiga fazenda) nos tempos coloniais. E não era potável. Até hoje a rua comporta-se e localize-se paralelamente a Rua Humaitá e a Rua General Alcio Souto que passa pelo Restaurante Ki, Velox Academia, Prédio residencial Central Park e o prédio comercial Lagoa Corporate e também em sua loja A o centro de atendimento ao solicitantes de vistos (CASV).

Santa Marta na Tijuca.

Loja de acessórios esportivos Fallah Esportes (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)
Loja de acessórios esportivos Fallah Esportes (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)

Localizado próximo a saída do metrô e a guarita da polícia militar, a rua Carlos Vasconcelos abriga diversas unidades comerciais e residenciais. A Fallah Esportes tem o expediente de segunda a sexta (9:00-19:00). A rua esta desde dos primórdios da então praça tijucana, Saens Pena – na data de 30 de abril de 1911.  A tijuca era moradia de grandes barões, duques e condes que davam espaço em ruas como Conde de Bonfim, Professor Gabizo (onde fica localizado a Casa dos Administradores), Barão de Itapagipe, São Francisco Xavier (onde localize-se o Colégio Militar do Rio de Janeiro, D. Pedro II e Ristorante Da Vinci) e Haddock Lobo.

Como eram mansões e casarões, caros demais para boa parte da sociedade custear, foram abertos casas de aluguéis em ruas pertencentes ao bairro. Aluguéis que podiam ser custeados por famílias e grupos com baixa renda.  As ruas eram Marquês de Valença, Rua José Higino e Carlos Vasconcelos.

[História da Rua em andamento]

História da Baker Street.

Chafariz - Praça Saens Pena (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)
Chafariz – Praça Saens Pena (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)

[Pesquisa de campo em andamento]

Fontes\Sources.

Anúncios