Flagrante do Mascote no Shopping Tijuca.

Mascote da Copa Shopping Tijuca (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)
Mascote da Copa Shopping Tijuca (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)

Mascote da Copa de 2014 no Shopping Tijuca – Piso expansivo.

Um boneco inflável de 10 metros de altura localizado no piso expansivo do Shopping Tijuca, patrocinado pela Coca-Cola. Um flagrante que pode ser agraciado pelos tijucanos e visitantes dos outros bairros. Fui conferir a novidade, e descobri que o ensaio é para tirar fotos com o gigante. A foto sai com muita qualidade, é impresso na hora, você pode fazer sua pose e pensar num nome para o mascote, mas não há um porém.

Você não escolhe o nome dele por lá, só tira uma foto para colocar em um porta-retratos. Pode ser muito interessante. Mas o Mundo Pauta pensou num nome melhor que Fuleco, Zuzeco, Maluqueto…o que seria se fosse Tatupi? A língua oficial indígena de quando os colonizadores pisaram nesta terra, era o tupi. Um terminação perfeita ao nome do animal.

A foto é de graça. O boneco gigante ficará no Shopping Tijuca até o dia 26 de outubro. Aproveitem.

Eu (Foto: Evento Mascote Copa)
Eu (Foto: Evento Mascote Copa)

(A qualidade da foto foi prejudicada, pois tirei foto da foto. Meu scanner esta pedindo arrego)

Por que o Tatu-Bola?

Um agência paulistana da zona oeste em pinheiros levou 18 meses para elaborar o mascote. Uma equipe de 15 pessoas coordenadas pela diretora de publicidade Renata Melman. Foi realizada uma pesquisa extensa na fauna brasileira para obter o melhor mascote que representa-se o evento esportivo.

O nome científico do Tatu-bola é Tolypeutes Tricinctus. A Fifa selecionou três nomes possíveis para o mascote, todos com junção de duas palavras. Amijubi (Amizade e júbilo), Fuleco (Futebol + ecologia) e zuzeco (azul + ecologia). O resultado da escolha esta prevista para idos de novembro.

No entanto existe uma grande parte dos usuários afirmando que os nomes criados pela Fifa estão feios demais, modéstia parte, são mesmo. Seria melhor manter ou o nome do bicho – Tatu-Bola. Ou pelo que eu sugeri aqui – Tatupi que une “Tatu o nome natural do Brasil + Tupi a língua indígena comum”. Por uma enquete realizada no site UOL, parece que os nomes escolhidos pela FIFA foram rejeitados.

Clique aqui para votar (Enquete para amostra, não tem valor final ou oficial)

Campanha ‘nome melhor’

Tatupi - um bom nome? (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)
Tatupi – um bom nome? (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)
Anúncios