Make-up Digital.

Black Swan com Gimp (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)
Black Swan com Gimp (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)

Breve comentário.

Bem foi trabalhoso, acredito que existam desafios tanto para maquiagem tradicional como digital. Em alguns momentos acredito que criar uma simetria do desenho em um lado para o outro seja mais fácil criar usando um programa de computador. Mas não se enganem, eu não utilizei mirror na imagem. Fiz os dois lados manualmente.

Já tinha um tempo que queria recriar a maquiagem do Cisne Negro (Black Swan) protagonizado por Natalie Portman utilizando o Gimp ou o Photoshop. No final das contas obtive um resultado mais do que esperado. Foram ‘n’ tentativas antes desse resultado. Foi necessário assistir simultaneamente o vídeo para acompanhar. No entanto chega uma parte que é preciso improvisar, já que os riscos (detalhes da asa do cisne) devem ser feitas a critério do artista.

A base é simples, o aperfeiçoamento virá por outros rascunhos, digo isso porque utilizei outros detalhes que a atriz tinha e a criadora do tutorial do vídeo não havia feito, nenhuma crítica indireta á isso.  Vamos aos números e o que utilizei no modo digital, citarei também o material que utilizei como base ‘draft” (base de rascunho).

Recursos.

Maquiagem tradicional e Digital (Foto: Internet)
Maquiagem tradicional e Digital (Foto: Internet)

Para o makeup digital utilizei a versão padrão de instalação sem adicional de pincéis do Gimp versão 2.8.0 para a versão Windowns 64 bits. Para a versão tradicional a autora que se chama Caroline são listados abaixo:

  • Cream makeup (white base)
  • Calvin Klein Infinite Matte Foundation
  • Tikei Finishing Veil Matte
  • MUA ( Makeup Academy ) Mosaic Bronzer, Sunkissed Glow
  • MUS ( Makeup Store ) Cake eyeliner, Black
  • H&M Eyeshadow Palette (silver eyeshadow)
  • Eyeko Fat eye stick
  • Jelly pong pong False lashes
  • Daniel Sandler Jumbo Jet Mascara
  • Calvin Klein Lipstick, Fusion
  • Yves Rocher Kohl Eyeliner

Não conheço todos os produtos, no entanto por assistir a tantos tutoriais de makeup tradicional estou familiarizado com alguns. Inclusive maquiagem voltada para cosplay que é usado direto o latex. Ainda sim aconselho a assistirem ao vídeo, que a autora faz com cuidado e passo-a-passo mostrando que produto usar e na quantidade mostrada na reprodução. Aos que não são proficientes em inglês, já que o vídeo se encontra neste idioma, não precisam se preocupar.

O vídeo é auto-explicativo pelas próprias imagens, fica o melhor aproveitamento se entender que certas palhetas de cores são dadas de forma precisa quando ela fala. Especialmente quando diz que cor preencher entre o mosaico dos detalhes do olho, que é o simples azul ártico claro. Ou a cor do batom que ela diz ser “purple”. Mas é o rubro (vermelho escuro tendendo a ser sangue).

Cliquem aqui para acessar ao vídeo tutorial que serviu de base para esta maquiagem digital feita no gimp. Cliquem aqui para obter a imagem original que utilizei para fazer a minha bailarina com o tema cisne negro. (Sugiro que sempre peguem imagens do tipo .jpg com resolução superior á 500×500. São as melhores para tratar de detalhes.)

Métodos.

Métodos para maquiagem digital (Foto: Internet)
Métodos para maquiagem digital (Foto: Internet)

Sairá um tutorial?

Quanto a maquiagem tradicional ficará a cargo de quem a optar, não tenho bagagem para dizer como realiza-la. No entanto a maquiagem digital posso e tenho uma longa viagem com ela. Portanto vamos entender os recursos gráficos que utilizei e que métodos apliquei. Não viso nesta matéria elucidar um tutorial, especialmente porque expressei este resultado utilizando um tutorial real e acredito que a existência dele mesmo nesta forma já é o suficiente.

Aos artistas mais dedicados, apenas esta fonte será igualmente valorosa. Aos demais que querem criar efeitos como este e não encontram fontes em Gimp, peço a paciência. Pois neste ramo de design digital é a maior estratégia que o usuário terá e ter paciência e dedicação. Atento que a migração para o ambiente do Photoshop favoreça mais no mercado do que utilizar o Gimp que é desconhecido de forma comercial. Por isso meu propósito de não gerar um tutorial para o Gimp.

Mas não desencorajo aqueles que pretendem publicar, hoje o Gimp é um pedra fundamental desconhecida, amanhã ou mais tarde poderá ser muito bem explorado. Cabe aos artistas de opensource/freeware de plantão de dedicarem a este ofício por agora, sem recompensas. Amanhã é outra história.

Igual a maquiagem tradicional.

Lista de processos básicos no Gimp (Foto: internet)
Lista de processos básicos no Gimp (Foto: internet)

Vou enumerar de forma ordenada.

  1. Passe uma base branca com pincel de sobreposição com opacidade em 75% (passe em toda a pele, não só do rosto);
  2. Utilize “Ferramentas de Caminhos” (utilize o traço 0,5 para maioria dos cortes (para fazer os detalhes da asa do cisne no olho);
  3. Passe com a cor preta com fundir grãos e com opacidade 50% sobre as linhas traçadas no item 2;
  4. Pinte nas lacunas deixadas pelos detalhes da asa com a cor azul ártico claro (use sobreposição com opacidade 50-60% – alterne);
  5. No item 4 não deixe de abusar e passar a coloração inclusive em cima das linhas pretas [opacidade 40-45%);
  6. Contornar com preto (delineador) os olhos fazendo prolongados dos riscos (neste aconselho usar traço do item 2 em 1,0);
  7. A modelo que utilizei não tinha cílios definidos, e o tipo do Cisne é espalhafatoso. Então utilizei outro tipo de face de modelo e sobrepus como uma camada colada (flutuante). Cliquem aqui para utilizar o mesmo processo. (É necessário diminuir a face, já que ela é maior que o modelo original);
  8. Ao seu critério realce os olhos, mas passe sobreposição negra nos cílios, lembre-se de não escurecê-los a ponto de fazer a confusão com os riscos da asa. Deixe o negro espesso (claro, mas definido);
  9. Agora a pintura dos lábios são entre vermelho escuro, preto e vermelho rubi. Para a maquiagem digital vamos passar primeiro o vermelho escuro, em todo lábio (sobreposição + opacidade 35%) passe 2 vezes. E lembre-se que passar com 70% gera o mesmo resultado. Mas aqui é bom manter a cautela, e obter um lábio delicado do que algo ‘explosivo’ demais. Depois nas quatro pontas do canto da boca pinte de preto (igual ao vídeo) só que a diferença é que será pintado do lado de fora. Em forma de V como o lábio se apresenta (o V esta deixado tal como < e >);
  10. O preto deve estar com sobreposição + opacidade 35%, e passe uma segunda vez com 40%. Depois passe o vermelho rubi por cima de tudo com opacidade 30% (deixe claro que o negro deve estar misturado com o antigo vermelho. Tal como a negritude vista em cavidades? Acho que mais exemplar não tem).

Básico? Devem ter reparado que a cor do cabelo e o corte da modelo original foram modificados. Bem estamos falando de uma bailarina. Elas não costumam deixar fiapos do cabelos soltos. E temos certas tonalidades a serem realçadas na arte. O branco e o preto, e o vermelho. Um cabelo castanho quebra essa harmonia. Por isso usem mapas de cores escuras, tornem o brilho menos atenuante. Prefiram usar camadas para este caso.

O cabelo foi apenas usando “Conta-gotas” (para copiar o background) + pincel do tipo normal com opacidade 50% + ferramenta de caminho. Para selecionar que parte do cabelo iria remover. E depois quando se pinta a área de remoção, vemos claramente um contorno entre a parte pintada e a parte intocada do background. Para evitarmos esta “parede” usamos a ferramenta de Clonagem reparadora. Apenas para criar o efeito de transição, dando a ilusão que não houve qualquer manipulação do background.

Outros da série.

Outros makeups (Foto: internet)
Outros makeups (Foto: internet)

Garimpo bastante a internet a procura de desafios e maquiagens de personagens. O melhor são os tutoriais Cosplay, na maioria das vezes não consistem em serem tutoriais, o autor esta apenas preocupado em oferecer uma visualização reprodutiva de seu personagem favorito. Realizei alguns dias atrás a recriação de uma maquiagem de zumbi com a combinação sem erro de cores como (roxo, vermelho, negro e verde).

Todos estão categorizados como ‘Tecnologia/Gimp‘.

 

Anúncios