Combinação das cores – Entendo sua importância publicitária.

Existem algumas receitas de bolo na hora de combinar as cores. Por exemplo sabemos que azul + branco oferece “segurança”, que amarelo + preto oferece autoridade em orientação. Que amarelo + vermelho significa orientação emergencial. Que verde é geralmente analogia a esporte e saúde. Há regrinhas bacanas, no entanto o bom senso faz parte desta “construção cromática”. Não podemos esquecer que existem inédito e nisso entra a criação e não só a cópia.

Cores na publicidade (Foto: Internet)
Cores na publicidade (Foto: Internet)

Breve visão das cores.

Não sei é passatempo de alguns, mas quando estou na rua ou vendo algum filme (a partir da segunda vez) ou video game. Fico analisando o tipo e a combinação de cor. Havia e estudo atualmente uma espécie de ‘canal’ de cor quando e´considerado inverossímil certas situações. Por exemplo, quando a tela esta completamente tomada por um verde-esmeralda significa que é uma situação caótica e desprendida de consequências. Quando é amarelo dourado leve significa que não é uma situação real, geralmente significa algo “subjetivo”.

Isso estou falando de cores aplicadas no cinema, mas sua explicação nos faz pensar como usar as cores na hora de criar uma marca (fazer branding) ou promover uma ideia. As cores não são simplesmente ‘cores’. Elas dão significado, valores a uma necessidade. Esta necessidade que nós adotamos. Na verdade já pensou o chocolate Milk Bar (Lolo) com a embalagem na cor amarela ao invés de azul. Iríamos identifica-lo como o famoso chocolate da vaquinha (que é amarela)?

As reações seriam inúmeras. E daí sabemos a importância que a cor tem na publicidade. Geralmente pegamos pelo aspecto da psicologia de como as cores nos afetam. Naturalmente já deve ter observado as cores em determinadas instituições. Mas é quase comum que não tenha parado para pensar porque ela está ali? Ocasionalmente paramos e indagamos porque o semáforo possui as três cores (verde, amarelo e vermelho). Adotamos que sempre a cor verde significa passar, amarelo atenção e vermelho significa parar.

Muito embora possamos definir que o verde é cura, saúde e paz. Numa interpretação mais profunda ela significa “Ok, está tudo bem.” não é a mesma coisa que – “Pode passar”? A ideia é entender o significado da cor para o público. Ou melhor, o que ela significa para você ao comprar ou se interessar por um produto? Talvez você chegue numa conclusão diferente do seu amigo(a), ou namorada(o), mãe ou pai. Nisso consiste que existe uma variedade de concepções.

Mas é certo uma coisa, o senso comum (empírico) nos aproxima de um resultado mais preciso. Verde vai significar “passe, ligado, vegetariano, saúde”. E o vermelho sempre vai significar – “pare, desligado, atenção, manchete” e o amarelo “atenção, foco, clareza”. Formalmente podemos entender que as cores possuem uma influência comportamental (Psicologia behaviorista) e outra publicitária (que pode ser incutido uma cor pertencente á uma ideia [Verde – Activia] para uma nova ideia [Verde – Locadora de jogos].

Cores e suas combinações padrões.

Suponha que você precise acalmar a população sobre algum mal, como irá dispor seu cartaz? Uma resposta rápida é expor a informação em fonte branca com um fundo azul. Essa combinação significa “segurança de informação”. Muitos lugares utilizam esta combinação com um leve degradê no azul para tomar o partido sobre “autoridade de segurança concorrente” ou seja, que o serviço ou produto dele garante mais eficácia que os demais.

A tonalidade mais escura significa “força e garantia” sobre o aspecto da cor (no caso do azul que significa força mesmo, é um fortalecimento da propriedade) se for numa cor amarela quanto mais claro (menos foco), quanto mais escuro (mais foco). Observe placa de trânsito onde há um tom de amarelo mais alaranjado com os dizeres em preto. Significa naturalmente – “Autoridade de informação cautelosa”. Quando tem uma placa de construção onde a estrada foi interditada.

Preto = autoridade , amarelo = comunicação\informação e laranja é assegurado (na figura acima vemos amigável) . Numa interpretação o que é amigável, nós geralmente diremos que assegura alguma coisa. Então temos algo que assegura que é proibitivo ultrapassar essa placa. Existe um fundamento para se dizer aquilo.

As cores seguem o padrão de – “Uma imagem vale que mil palavras” o uso das cores para comunicação social é um dos recursos mais antigos do Marketing. Vamos ver algumas outras combinações padrões.

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Métodos de combinação.

Combinação de cores podem ser traduzidos como “alocar duas cores ou mais numa peça” ou “fundir duas cores ou mais para gerar uma outra”. A geração de outra cor parte do princípio que uma cor possa tomar outro significado ou criar várias tendências. Para entender confiram o gráfico a seguir e logo mais explicação do que cada termo significa.

Esfera cromática
Esfera cromática

Esfera, círculo ou disco cromático como é conhecido. É um mapa para quem quer usar as cores usando um padrão, lembrando que este padrão toma vários efeitos na medida a que se quer aplicar, o uso do bom senso começa a ser utilizado mesmo quando a regra vale para o uso padrão (Branco + vermelho = > placa proibitiva). Ou roxo => produtos de luxo.

  • Cores primárias ou puras (RGB – Red/Green/Blue) são as cores que combinadas uma com as outras gera as  7 cores conhecidas. E cada cor possui tonalidades (análogas) baseada na abertura do canal (abertura entende-se como claridade ou obscuridade)¹.
  • Cores Secundárias possui a mesma definição das cores primárias.
  • Cores análogas ou degradê (Gradiente/Tonalidade) são as várias tonalidades.
  • Cores quentes ou “Heat color” são conhecidas pelo seu tom avermelhado ou alaranjado (apesar do verde pode significar uma cor fria, ela pode ser tanto uma como a outra.
  • Cores frias ou “Cold color” são conhecidas pelo seu tom azulado, a proximidade do verde mais escuro dá a cor fria, também podendo ser usada como quente.
  • Cores complementares ou inverso cromático – o contrário do azul primário é o amarelo. No círculo toda cor que for oposta á ela, é chamado inverso. Naturalmente num efeito publicitário a cor pode ter um jogo de “oposição” do sentido se bem trabalhado.²
  • Cores intermediárias – são os pontos de intermédio, na verdade significam mais para ser auxiliares em casos gerais e até específicos. O que é na verdade usa-las em contrapeso contra outras.São origem e resultado de cores primárias e secundárias.³
  • Cores decompostas – É quando é realizado uma operação complementar ou inversão cromática, e a cor não é primária ou secundária(*).

Notas.

¹ – Claridade ou obscuridade é obviamente a cor mais clara e a cor mais escura.

² – A cor vermelha (ação, eletrizante, aviso, atenção, negativo) tem a cor inversa o azul claro (calma, serenidade, pureza) uma contraposição total. Geralmente usar as duas cores na mesma ‘tela’ podemos criar oposição de ideias, causando uma anulação em parte da informação. Logo o trabalho seria de usa-las quando se tem o objetivo de anular o que uma das cores propôs, e posiciona-la numa próxima ‘tela’.

³ Cores primárias (RGB) => Roxo (para) Laranja [cores intermediárias] – o que foi combinado? O vermelho (cor primária). Entende-se por transformação degradê.

(*) Peguemos o azul, a sua inversão de cor é amarelo. No design isso significa “azul puro = amarelo puro”. Quando é decomposição isso significa que a cor a ser invertida não é pura, ela foi combinada. Se pegarmos pelo exemplo [Laranja ela gera um azul com os valores de (RGB =>0, 183, 239) é tido como azul misturado com verde => que é o conhecido azul cobalto ao decompor a cor achamos (AZUL RGB = 0,0,255) + azul cobalto (0,183,236)

Cada um destes métodos nos oferece um esquema para montarmos publicidades baseadas em experiências já realizadas. No entanto o mapa cromático acima tem um significado teórico, ou seja ele é baseado em experiência de obtenção e mistura de cor e não de uma estratégia do que o público mais se identifica, esta parte fica para o publicitário interpretar.

Entendendo o sistema RGB.

Com certeza se você é até um publicitário experiente, deve ter tido suas considerações ao ler o tópico anterior. Mas talvez tenha ficado confuso com este sistema RGB e o que significa estes valores. Nada tão complicado que não possa ser explicado neste tópico. Ao entender o sistema RGB entende-se a relação do disco cromático do item anterior completamente.

Sistema RGB (Foto: Internet)
Sistema RGB (Foto: Internet)

RGB (Red = vermelho | Green = Verde | Blue = Azul) é um sistema de cores que ao serem combinadas produzem as setes cores. Que por sua vez ao serem entre si combinadas vão gerando suas tonalidades. Como podemos entender pelas chamadas “operações” ou “métodos” do disco cromático do item anterior.

Até aqui a ideia esta estabelecida acredito. Que o sistema RGB é um sistema de cores e por ele podemos analisar a criação da cor. Agora vamos entender o que significa aqueles valores ao definir o azul cobalto + cor de mistura verde.

Em primeiro lugar os valores podem ser admitidos como:

Código ASCII (0-255) – com degradê (As setes cores e suas tonalidades)

  • RGB (0,0,255) => cor azul
  • RGB (100,100,100) => cinza escuro

Código binário (0-1) – sem degradê. (As setes cores)

  • RGB (0,0,1) => cor azul
  • RGB (1,1,1) => branco

Confuso? Vejam as fotos com seus valores de RGB (como código ASCII e binário)

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Para poder brincar com as combinações do sistema RGB e comparar com os resultados obtidos do disco cromático basta apenas a acessar o simples Paint Brush. Ou se quiser pode adotar o Gimp, Photoshop ou outra ferramenta preferida.

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O estudo das cores na publicidade merece um estudo dedicado, não apenas releve trabalhar em cima de uma redação publicitária. A arte faz parte da comunicação também, e de uma certa forma, nunca se vê separado a arte da redação. Portanto lembre-se de que sua escrita pode ter muita ênfase se souber como trabalhar com as cores.

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Mundo Pauta.

Texto\Fotos: Rafael Junqueira[¹] (Bacharel de Ciência da Computação, cursando Pós em Gestão de Marketing e Comunicação Empresarial)[²]

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