Home office é uma solução que alivia o financeiro e agiliza o operacional
Home office é uma solução que alivia o financeiro e agiliza o operacional

O modelo Home Office – Benefícios para empresa, e você.

Após assistir á uma reportagem no Olhar Digital no canal Sony da NET ás 23:00 sobre qual é a vantagem do Home Office para o funcionário e a empresa. E as vantagens vão além do horizonte desses dois ‘atores’.  O primeiro é o custo que tem para o funcionário que não precisa se deslocar até o local de trabalho, o segundo ponto surge para cidade, que raciona o número de veículos pela cidade, ou seja menos poluição, custo, transtorno, atrasos e etc.

Óbvio que o impacto a longo prazo para o transporte em massa é que eles vão ter que se organizar se o modelo de Home Office for adotado por mais empresas. O entupimento de vias, obras na perimetral e cava túnel aqui e ali, linha 4 desorganizada do Metrô seriam repensadas já que o seu uso seria prioritário para transportes realmente necessários.

O terceiro ponto de vantagem ao trabalhador é que ele faz o seu horário e bate as metas com uma simples organização de seu lugar de trabalho, sua casa. Os especialistas afirmam que home office é uma base de trabalho integrado com a responsabilidade do funcionário em ser um operacional (que executa o trabalho) e o estratégico (que realiza metas e planos para executar o trabalho) em resumo um administrador completo de suas ações, gera AUTONOMIA.

A empresa Ticket que investe neste modelo oferece ajuda de custo em reformar um escritório na residência do colaborador com o empréstimo de uma impressora, laptop e celular corporativo e auxilia em parte do pagamento da conta de luz e de internet. Além do salário é óbvio, o custo diminui para manter um local físico em algum lugar – não é preciso aluguel, não é preciso regalias locais (Estacionamento, convênios), custo de energia, água, gás, manutenção, segurança e etc.

O modelo beneficia as empresas em evitar criar filias físicas, basta que o trabalhador seja do estado e é criado uma filia-residencial. Onde o negócio da empresa estará presente no estado apenas porque o colaborador mora nele. Os custos de alvará, a burocracia, o aluguel, o deslocamento são poupados. Aliás imagine que o horário de expediente seja de 10:00-18:00 de segunda-sexta.

Infra-estrutura empresa e colaborador.

Os consultores apresentaram que a forma para o modelo funcionar é a intensa comunicação e infra-estrutura tecnológica que permite o colaborador conectado com a empresa e vice-versa sem interrupção.

Home Office - Central de trabalho em casa.
Home Office – Central de trabalho em casa.

No Canal RH Mobile cita o crescimento de empresas que andam investindo em Home Office, de acordo com o canal o censo de 2012 afirmou que o negócio que mais cresce é tornar o trabalhador brasileiro um colaborador residencial, o IBGE divulgou números que 30 milhões de brasileiros trabalha de casa.

A iniciativa veio de empresas da área de tecnologia e começou a expandir para outros mercados. A qualidade de vida dos colaboradores e a redução dos custos para as empresas é o principal motivo de adesão ao modelo. As empresas que aderiram ao modo de trabalho, declararam o aumento de produtividade. Uma pesquisa realizada pela recrutamento e seleção Monster (Recruiment and Solutions Monster) com 1.200 participantes, deste total, 612 (51%) acreditam que o trabalho renderia muito mais com o Home Office – clique aqui para ler a pesquisa (em inglês).

O artigo publicado no Canal RH aborda também a questão trabalhista para o trabalho em casa, a definição de cargo de confiança, tabelas-horas e o mito da supervisão (chefes resistentes a prática).

O canal de notícias Elancers também divulga o número de 31%, que é a presença do Home Office nas empresas brasileiras datado de 20 de junho de 2013.

Trabalhar em casa beneficia quando os ambos os pais trabalham
Trabalhar em casa beneficia quando os ambos os pais trabalham

Em muitos casos o Home Office pode ser a solução de evitar que um dos membros do casal deixe de trabalhar. Nos dias atuais não existe predileção pelo homem ou mulher somente trabalhar, estamos numa época onde querem se realizar profissionalmente.

No século 20, o maior acontecimento foi a mulher deixar de ser a eterna “dona de casa” e ser também parte ativa do mercado corporativo, chegando a obter cargos gerenciais e ocupar os bancos escolares e acadêmicos em sua grande maioria, superior ao homem.

De fato elas se destacaram. Mas o empecilho de ter uma família pode ser um fator que prende a mulher ou o homem no lar, deixando de lado os sonhos. Neste quesito muitos optaram pelo negócios de marketing direto (revenda de produtos de porta em porta) ou para alguns vendedores natos, em suas próprias casas.

Home Office é uma categoria semelhante que beneficia o trabalhador, a empresa, o cliente e a sociedade.

Obstáculos do Home Office no Brasil.

Quais os obstáculos que impedem a implantação dos Home Offices?
Quais os obstáculos que impedem a implantação dos Home Offices?

A mais famosa dificuldade é a ainda a comunicação empresarial que peca por haver lacunas e falta de caminhos entre os funcionários, que mesmo presentes, sofrem com a alienação entre setores e departamentos.

A matéria do Elancers ilustra quais os departamentos, empresas e porque a maioria não adota ainda o modelo considerado uma prova concreta de aumento de produtividade e diminuição de custos para ambos os lados (empresa, cliente e funcionários) – 2013.

Ainda de acordo com a matéria, o foco mais presente em trabalho remoto e é em prestação de serviços, onde o departamento de marketing e tecnologia figuram como os profissionais destacados para atuarem nesta área.

O setor de serviços figura em 70% dos casos como um setor preferido para o modelo. Este outra matéria é de 2010 e fala sobre a preferência dos funcionários por Home Office. E aproveite para conhecer os direitos trabalhistas dos “Homies Officers

Ainda é o mito dos supervisores (resistência da chefia) para eles a perda do controle operacional impactará na falta de produção. Estes casos são os sublimes para ineficiência da equipe na ausência do chefe, o que comprova que não há presença de treinamento ou motivação de equipe. O custo de manter a equipe organizada e produtiva é alto nestes casos, e mesmo que fosse aplicado um Home Office a probabilidade é que o custo aumenta-se e a produção realmente caí-se.

DADOS DE HOME OFFICE – GO HOME.

Matéria do Go Home sobre Home Office
Matéria do Go Home sobre Home Office

Fonte: Go Home

+ Leituras em Home Office.

 

 

 

Anúncios