Quando a sala de aula se torna real.

A rapidez com que um ritmo de sala baseado em materiais teóricos pode ter diante de uma prática puramente real, é visível. Especialmente se você lida com cases reais, onde você faz parte da mudança deste case. Esta foi uma matéria tratada de 17/02 – 27/02 no MBA de administração de marketing e Comunicação empresarial. A prática do marketing digital e a realidade em sua volta.

Apresentação do e-mail marketing (Foto: Mundo Pauta)
Apresentação do e-mail marketing (Foto: Mundo Pauta)

A imagem acima seria comum se fosse apenas uma apresentação, com dados trabalhados entre 4 paredes. Mas não, a verdade é que estes dados foram adquiridos saindo dela. A empresa era real, o problema era real, e não fazíamos um estágio onde o ambiente era controlado, na verdade o cliente pedia uma solução para uma comunicação eficiente em seus canais de comunicação e soluções para o ambiente físico.

Relatórios em mãos, brienfing, criação de uma identidade visual, o que é a marca, quais são os seus valores, matriz de swot e BGC. Que produtos eram mais consumidos, que serviços eram oferecidos. Não havia em si uma orientação a seguir, tínhamos que ser intuitivos e atender a demanda baseado em nossos conhecimentos.  A prática é realmente importante, nela entendemos como as empresas estão engajando com seus públicos utilizando, um ambiente, ainda novo e quais são os desafios que ele nos traz.

A empresa um botequim chamado Sem Vergonha localizado na Rua Belfort Roxo em Copacabana na altura do Leme próximo a Avenida Atlântica tinha como objetivo repaginar seu canal de facebook e montar um site que pudesse apresentar seus produtos e serviços de uma maneira mais prática ao seu público.

O trabalho durou 10 dias, com inclusive um contato em agências de publicidade, como a MultiCom localizado na avenida Rio Branco – centro do Rio de Janeiro. Onde pudemos entender desde da gestão de projetos, a definição de KPis, métricas e direcionamento (o famoso PDCA), além da pirâmide de Maslow, políticas. A prática de 10 dias substitui tranquilamente 4 anos de graduação, não há comparação alguma.

A prática envolveu.

  • Estratégia de comunicação para o Facebook e Site;
  • Prática de (Anúncios, impulso, domínio);
  • Contato com o cliente e interação;
  • Repaginação do Facebook;
  • Construção do Site;
  • Gestão da marca (Identidade visual, identificação de produtos, serviços, público, vantagens).

 

Aplicação Montessoriana.

Havia citado o meu desejo de experimentar a metodologia montessoriana no ensino superior, e obtive uma resposta positiva. Normalmente no ensino tradicional fico mais calado, a menos contribuição, menos participação. Mas quando há uma ‘liberdade’ de executar ações mediante sua curiosidade, sempre tendo o controle de onde vamos parar, temos uma chance de inovar.

A criatividade é um dos pontos mais atingidos, e o que mais percebi é que estou com mais ideia do que nunca. Nós costumamos negar ideias que achamos serem de cunho infantil, e achamos que temos que ter ideias que seja eficazes logo de nascença, isso não existe e nunca vai existir. Neste momento acho que o MBA me deu um lançamento inspirador, não pará mais. Tenho ideias que bombam a cada momento, pelo simples fato de ter sido desafiado.

Teoria é fácil, basta decorar, prática não tem decoreba. Apenas habilidade.

Curta Mundo Pauta | Siga @Mundo_Pauta | Fotografe com Mundo Pauta | Negocie com RJ

Anúncios