O professor e pesquisador carioca Robson Letiere passou 5 anos realizando um trabalho sobre os 161 bairros do estado do Rio de Janeiro, e reuniu em um livro brasões, histórias, significados e curiosidades, completando um circuito itinerante para divulgar seu trabalho.

 

Evento de divulgação do Rio Bairros na Praça Saens Pena (Foto: Rafael junqueira/Mundo Pauta)
Evento de divulgação do Rio Bairros na Praça Saens Pena (Foto: Rafael junqueira/Mundo Pauta)

Da Redação.

Robson Letiere carioca da gema sustenta que seu interesse em tornar-se pesquisador dos bairros, condição que optou desde de 2009, foi após seu filho perguntar sobre o significado do nome do bairro em que eles residiam. Após iniciar um intenso estudo, Letiere, descobriu que apenas um bairro possuía uma bandeira oficial, Cordovil – bairro que fica situado na zona norte do Rio.

O evento de rua conta com duas mesas extensas forradas em pano branco com plaquetas de plástico portando as informações expostas do livro e cada bairro e suas bandeiras. Cada bandeira foi idealizada pelo pesquisador. Após alguns meses, por ocasião da Copa, a Fifa suspendeu qualquer atividade de rua que não patrocinada por ela. Portanto durante este período, a exposição ficará suspensa.

 

Anúncios