Nível: Intermediário (Fácil)

Realizar um efeito que possa ‘gravar’ as letras numa superfície é sempre muito legal. Já imaginou em montar uma cenário futurista, com ambientes desgastados, com ferrugem nos maquinários, e aquela instrução gravada na lataria com os dizeres – “Read booklet before the press button”? Se você é fã de jogos apocaliptícos como o famoso Fallout, este tutorial é para você.

Texto encravado - Fallout Vault 101 (Imagem: Mundo Pauta)
Texto encravado – Fallout Vault 101 (Imagem: Mundo Pauta)

Material para iniciar o tutorial.

A imagem Canvas *background, a que utilizei para representar a lataria, fica sempre á gosto do leitor. Aqui é um exemplo ilustrativo do que se pode conseguir com este efeito. Como amante da série Fallout, não pude perder esta oportunidade de brincar com um efeito tão bem elaborado para fazer reviver esta memória, e pensar que basta acessar o Steam para comprar por 15 reais toda a série completa.

No meu caso escolhi o Metal (Clique para fazer download aqui) e para complemento da ferrugem (Clique para fazer download aqui) e o texto você é quem cria. Vamos começar? Boas criações.

Texto Encravado (Imagem: Mundo Pauta)
Texto Encravado (Imagem: Mundo Pauta)

Vamos escolher qualquer tamanho da fonte e o tipo da letra para escrever o que vier á sua cabeça. No nosso exemplos vamos colocar ‘Vault 101’ (Escotilha 101) que era referente ao Fallout 2 em Arroyo num futuro destruído por uma guerra entre a China e os Estados Unidos.

Texto encravado (Imagem: Mundo Pauta)
Texto encravado (Imagem: Mundo Pauta)

Esse é um recurso novo de camada que não tratamos antes. Ele cria uma camada com o mesmo tamanho da seleção. É uma forma de trabalhar com mais precisão. Então vá no menu CAMADA\CAMADA PARA O TAMANHO DA IMAGEM e lembre-se, selecione a camada do texto ‘Vault 101’.

Tratando o texto (Imagem: Mundo Pauta)
Tratando o texto (Imagem: Mundo Pauta)

Selecione o com o botão direito do mouse sobre “Vault 101” e selecione “Alpha para seleção”. Vamos nos permitir editar o formato da letra. Esta parte é essencial para ‘enterrar’ a letra na superfície, matéria principal deste tutorial.

Trabalhando com o texto (Imagem: Mundo Pauta)
Trabalhando com o texto (Imagem: Mundo Pauta)

Agora nós vamos selecionar a parte interna da letra. Bem como funciona? Quando aplicamos o Alfa para seleção, ele contorna a letra, e nós queremos trabalhar o interior dela, o miolo para ser exato. Temos que eliminar o centro, e deixar o contorno intacto. É importante inverter esta seleção, pressione CTRL + I.

Invertendo seleção (Imagem: Mundo Pauta)
Invertendo seleção (Imagem: Mundo Pauta)

Agora nós vamos incluir o comportamento da superfície metálica á letra. Não a textura, mas o ruído do material. Se ele é liso, não sofrerá ranhuras. Mas o metal é bastante riscado, e a letra sofrerá esse tipo de característica. Até porque, se queremos criar o efeito de encravado, a letra precisa ter sofrido os mesmos agentes do metal, não concordam? Vamos em menu FILTROS\MAPEAMENTO\DESLOCAR,

Incorporando o comportamento do background com o texto (Imagem: Mundo Pauta)
Incorporando o comportamento do background com o texto (Imagem: Mundo Pauta)

Clique nas opções ao lado direito do valor 20,00 de deslocamento X e Y, e escolha a segunda opção. Verão que existem duas mapas de imagem (Texto \ Metal). Vocês devem escolher o metal, porque o texto irá imitar o comportamento do mapeamento da textura em posição nos eixos, parece bastante chato tentar ler, mas a figura ajuda bastante. Para resumir, o texto irá acompanhar a superfície do metal, dando ranhuras, riscos e relevos ao texto.

Metal + Texto (Imagem: Mundo Pauta)
Metal + Texto (Imagem: Mundo Pauta)

Após aplicar o deslocamento, vamos agora apagar a ‘letra’. Lembra daquela seleção invertida que fizemos lá em cima? Aqui irá valer muito. Portanto clique na lata de lixo ali identificada na figura para apagar o miolo, a letra continua existindo.

Integrando texto com o background (Imagem: Mundo Pauta)
Integrando texto com o background (Imagem: Mundo Pauta)

Agora vamos criar a ilusão de que o texto está inserido no metal. Para isso vamos configurar no menu SOMBRA E LUZ\SOMBRA PROJETADA onde vamos lidar com a sombra o texto faz sobre o metal. A sombra dará a ilusão de profundidade, dando a impressão que o relevo afundado, é a letra encravada.

Aprofundando o texto no metal (Imagem: Mundo Pauta)
Aprofundando o texto no metal (Imagem: Mundo Pauta)

Quando abrir esta janela, a opacidade estará em 60%, coloque-a em 100%. E os valores de Deslocamento X (ordenada) e Y (abscissa) no eixo cartesiano deverá ser ambas, 8. E o raio de desfocagem 15. Deixe o restante como está na figura. Clique em ok, e note a formação da sombra.

Configurando a ilusão 1 (Imagem: Mundo Pauta)
Configurando a ilusão 1 (Imagem: Mundo Pauta)

No lugar da camada ‘Vault Text’ tem Drop Shadow que é a sombra projetada. E é possível notar a ilusão que a sombra cria sobre o metal, de como se o texto estivesse encravado nele. Agora, vamos mais uma vez aplicar sombra projetada, só que para gerar a profundidade.

Texto encravado (Imagem: Mundo Pauta)
Texto encravado (Imagem: Mundo Pauta)

Essa segunda aplicação do filtro ‘Sombra Projetada’ é para criar o efeito do texto emplacado no metal. Portanto em deslocamento X e Y, coloque zero. Nós vamos projetar a sombra a partir do miolo para baixo, ou seja não vamos criar sombras de bordas. E ao invés de 15, vamos para 30. Quanto maior, mais escuro a sombra fica. Clique em Ok.

Criando profundidade (Imagem: Mundo Pauta)
Criando profundidade (Imagem: Mundo Pauta)

Esta é a tela final que vamos trabalhar na parte 2 deste tutorial, que é a aplicação á ferrugem. Que em tema de tutorial, tem haver com ‘Unindo camadas’.

Todas as camadas discriminadas (Imagem: Mundo Pauta)
Todas as camadas discriminadas (Imagem: Mundo Pauta)

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