Os marcos do bairro da Tijuca na zona norte do estado do Rio de Janeiro foram as atrações da última semana encontradas pelo Mundo Pauta, que visitou a Igreja Nossa Senhora do Líbano nesta sexta-feira (4).

Igreja Nossa Senhora do Líbano (Foto: Rafael Junqueira\Mundo Pauta)
Igreja Nossa Senhora do Líbano (Foto: Rafael Junqueira\Mundo Pauta)

Localizado na principal artéria do bairro da Tijuca na zona norte do Rio de Janeiro, na rua Conde de Bonfim, que carrega uma intensa história no bairro, encontra-se a Igreja Nossa Senhora do Líbano. O Conde de Bonfim, o negociante José Francisco de Mesquita, cria relação com outras importantes ruas do bairro. A filha do então Conde de Bonfim, a Jerônima Elisa de Mesquita casou-se com Manuel Miguel Martins, o barão de Itacuruçá. E o seu outro filho, o Jerônimo Roberto de Mesquita, o então Barão de Mesquita nomeado por D. Pedro II – forma uma curiosa ligação, Conde de Bonfim é pai do barão de Mesquita.

A importante rua, pertencente á esse antigo morador do bairro (Caminho do Andaraí Pequeno, antigo nome da Tijuca) passa pela Igreja Nossa Senhora do Líbano, que nos apresenta uma arquitetura greco-românica e que estabeleceu-se em 1946 pelo Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, adota-se o nome oficial de paróquia Maronita de Nossa Senhora do Líbano. O presidente Getúlio Vargas juntamente do Cardeal colocaram a pedra fundamental na igreja em 1951.

Igreja Maronita para católico clássico.

Os maronitas reconhecem o Papa como líder religioso, seus sacerdotes também recebem a canonização e beatificação, mas a diferença consiste no ritual, que sagra-se próprio. E as missas são entoadas, em aramaico, são denominados por serem cristãos orientais. O nome maronita foi herdado pelo monge sírico-cristão, São Maron. Assume o nome de Nossa Senhora do Líbano, porque apesar de algumas diferenças, a igreja aceita a Sé Apostólica e a sede do Patriarca Católico Maronita fica em Beirute, Líbano.

Opinião.

Deixe seu comentário. Você conhece este marco religioso da Tijuca? Faz parte do bairro? Deixe sua opinião. Faça parte do Mundo Pauta, não deixe de acessar e conferir as novidades na nossa rede social facebook.com/MundoPauta.

Anúncios