Camadas ou Layers (em inglês) são um dos recursos mais utilizados em qualquer suíte gráfica. É com ele que são realizadas as chamadas composições de efeitos. Imagine uma cena qualquer de ação, uma pistola, a bala saindo do cano, a explosão da pólvora dentro do canal, a explosão fora, a iluminação da arma no disparo, o trajeto da bala perfurando o ar. Cada efeito desse é normalmente construído em camadas. Cada camada conterá um atributo. A fumaça ficará em um, a explosão em outro. É similar á uma animação, cada frame significa uma etapa da reprodução, em conjunto, geram um movimento.

Trabalhar com camadas torna o trabalho de edição fácil, e altamente rica em recursos e alternativas de edição. Lidar com uma camada para realizar um makeup (maquiagem) agiliza o processo. Minimiza erros e o trabalho de pós-edição, fica mais organizado. A primeira regra e lição a aprender em qualquer programa gráfico, é entender como uma camada pode ser trabalhada e desenvolvida, ao dominar totalmente este assunto, pode um usuário se considerar um entendido de programas gráficos e edição por composição.

Aplicação das camadas (Imagem: Mundo Pauta)
Aplicação das camadas (Imagem: Mundo Pauta)

A camada acima é toda imagem. Entenda que cada imagem é uma forma de camada. Não há outra definição mais simples que essa. O solo é uma camada da terra, o subsolo é outra camada. Neste caso foi possível gerenciar uma vinheta na foto de Don Copal e Grim Fandango.

Uma camada era a foto, a outra camada era a vinheta.

Anúncios