A escola municipal Presidente de Moraes com seus 109 anos de educandário, mantém forte o legado do terceiro presidente do Brasil (1894-1898) e governador do estado de São Paulo (1889-1890), nascido em Itu, com inúmeras homenagens ao seu exercício e trabalhos, o seu nome destaca-se em cidades paulistas e mineiras, mas também nomeiam os espaços educacionais, e localizado no coração da Tijuca.

Da Redação.

Escola Municipal Prudente de Moraes (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)
Escola Municipal Prudente de Moraes (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)

A escola municipal presidente de Moraes foi construída durante o exercício do prefeito Francisco Pereira Passos, conhecido apenas como Pereira Passos, fez diversos modificações no estado do Rio de Janeiro na época de seu mandato, em 1905. Recebeu a nomeação pelo então presidente Rodrigues Alves, que o apoio também durante o projeto “bota-abaixo” que consistia em uma total renovação de toda cidade.

Entre suas principais, e conhecidas obras, destaca-se a construção do glamouroso Theatro Municipal (f. 1909), a inauguração da Avenida Central (h. avenida Rio Branco), a construção da fonte do jardim da Glória (f. 1906), avenida maracanã (f. 1906) e entre outras obras que construíram sua fama e herança, não só aos cariocas, como um símbolo ao Brasil, de progresso e ordem. O slogan estampado em nossa bandeira.

Fonte (histórica):  Oficina da história, Urbanismo, UOL Jornal, Escola Prudente de Moraes

 

 

Anúncios