Os elementos fundamentais para entender o Marketing, são os 4 Ps (ou Mix de Marketing) que são definidos como o Produto, Preço, Promoção e Praça. E quais estratégias normalmente são utilizadas quando um gestor de marketing se depara com esses quatro fatores no dia-a-dia.

Os 4 Ps do Marketing (Imagem: Reprodução)Os 4 Ps do Marketing são os conhecidos ‘produto‘, ‘preço‘, ‘promoção‘ e ‘praça‘. Na medida que estudamos cada um deles, começamos a querer identifica-los no dia-a-dia. E é interessante como cada um deles, é construído por cada marca. Vamos entender neste artigo rápido sobre cada um deles.

Em sua grande maioria, são utilizadas estratégias de marketing, que ao serem aplicadas são mudadas para a dimensão de análise. Ou seja a estratégia deve ser direcionada para o objeto de estudo. As estratégias devem passar por uma visão universal, e depois transformadas em específicas.

Recursos de estratégias de marketing: Matriz de SWOT (Perfil empresa, marca, produto, público), BCG (Portfólio), Ansoff (Análise de entrada no mercado), CVP (Ciclo de vida do produto), PN (Plano de negócios específico a situação).

  • Produtos – São uma definição conjunta de produtos (bens tangíveis) e serviços (intangíveis) que são apresentados no dia-a-dia como o oferecimento de uma empresa. Podemos vê-los em todos os lugares. Existem ainda os elementos que formam ou mesmo, complementam, um produto. São eles: A embalagem, as características, a marca, os benefícios;

 

  • Praça\Canal\PDV – São canais de venda, podem ser humanos ou não. Uma canal de venda é todo ponto ou ‘entidade’ que atue como facilitador do produto. A Praça é um espaço físico ou virtual, onde a empresa atual ou influencia direta ou indiretamente. Existem ainda os elementos componentes: Logística, canais, exposição, merchandising;

 

  • Promoção\Comunicação – É uma estratégia que visa transmitir, torna-lo público, identificável ou mesmo, apresentar ao público, o produto, envolvê-lo no valor(emocional\afetivo) . Promoção é exatamente promover o produto. E atualmente tem havido um termo chamado de “Comunicação de marketing” para torna-lo mais definido. Existem ainda os fatores que o compõem:  Propaganda institucional, propaganda, comunicação, publicidade, relação com a mídia (RM\RP), assessoria de imprensa, administração de marketing, SIM (Sistema de informação de marketing), CIM (Comunicação Integrada de Marketing);

 

  • Preço – Trata do valor monetário. É uma estratégia utilizada para dar valor e criar concorrência de mercado. Naturalmente utilizado para concorrer com produtos commodities (comuns\bases\sem diferenciação). O preço trabalha com análise de rentabilidade, lucro, promoção (OFF\Discount\Queima). Trabalha-se no mercado com estratégia de penetração de mercado (preço baixo). São elementos componentes: Promoção (OFF\Discount\Queima), preço baixo (penetração de mercado), juros, conciliação bancária, preço simbólico, preço de fidelidade, programas de fidelidade.

 

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