Matriz Swot é um planejamento uitlizado em marketing ou decisão empresarial, levando em conta as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos de uma determinada dimensão (assunto) específico. E neste artigo vou falar sobre esta matriz.

SWOT - Análise interna e externa (Imagem: Reprodução)

 

SWOT no inglês é um acrônimo que significa “Força, fraqueza, oportunidade e ameaça“, e cada um destes fatores são analisados para retornar uma resposta. E a pergunta é sempre definida pelo gestor. Essa pergunta pode ser: Vou iniciar meu negócio,  como vou lança-lo? Essa pergunta nunca será trivialmente respondida usando apenas o SWOT, obviamente. Analisar o seu redor, é necessário mais de um mapa de planejamento para definir concorrência, oportunidades, demandas, culturais locais, economia, política  e etc. Com tantos detalhes a serem observados, é visto que,  o SWOT responderá algumas informações.

Valores da instituição ou pessoa: Missão, visão, crenças e políticas.

  • S de Strengh (Força) trata-se de um ponto interno do assunto. A análise é baseada em sua pergunta. O quão forte suas habilidades são? O quão forte seu produto é? O quão forte é sua influência? O ponto forte é um estado atual, não um desejo. O que você possui agora? O que domina? ;

 

  • W de Weakness (Fraqueza) trata-se de um ponto também interno do assunto. Quais são os seus pontos que podem lhe prejudicar? O que lhe falta? Ás vezes um ponto fraco pode ser um ponto forte, e vice-versa. O ponto fraco vai determinar em grande contrapartida suas próprias ameaças, ou afastar oportunidades. Naturalmente nós o ignoramos, queremos negar o que é negativo, mas neste caso, lista-lo é essencial;

 

  • O de Opportunities (Oportunidades) é um fator externo. É uma ação ou situação positiva que o beneficia de alguma forma. Pode ser uma moda, uma tendência, um acontecimento. A oportunidade esta alinhada com seu negócio, e precisa estar, não adianta explorar uma oportunidade, quer seja elevadamente excelente, se ela não é uma identidade com o seu propósito no mercado. Por isso a análise de pontos fortes e fraquezas estão intimamente ligadas com os valores (Crenças, políticas, missão e visão). Não adianta uma empresa de doces abocanhar uma oportunidade da atriz mais bem vestida, senão há pontos comuns entre doces e moda;

 

  • T de Threats (Ameaças) também é um fator externo. As ameaças são consideradas pontos de referência em relação ao melhoramento de uma empresa. As ameaças são normalmente avistadas como icebergs, sabe-se que há sempre o que esperar delas. Portanto entende-las é dominar em parte o mercado á sua volta, temê-las, é torna-las mais fortes do que realmente são. Não prevê-las ou deixa-las de lado, a torna mais ‘ameaçadora’ e portanto, mais destrutiva.
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