Webmarketing é a mesma coisa que Marketing Digital? Podem parecer sinônimos, mas vamos ver neste artigo, que eles são etapas de um mesmo processo e ligados ao marketing. Vamos ver as características de cada um, e identificar onde eles se encontram numa empresa.

Canal digital => Webmarketing + Marketing Digital (Imagem: Reprodução)
Canal digital => Webmarketing + Marketing Digital (Imagem: Reprodução)

Há várias muitas boas definições entre Web Marketing e Marketing Digital. Mas elas se contrariam na hora de dizer o que uma pode fazer ou outra pode contribuir. Então vamos entender o que cada um desses campos são dentro do Marketing. E assim esclarecer que posição estão na hierarquia e como elas podem ser utilizadas para melhorar sua performance no mercado.

A aritmética é simples Marketing virtual = Web Marketing (Planeja + exige feedback) <= ação do Marketing Digital e entenda abaixo cada uma destas variáveis.

  • Web Marketing – Engloba administração de marketing, planejamento, plano de negócios, definições de modelos (Matrizes), Sistema de informação de Marketing, mix de marketing (4 Ps), definição de canal, comunicação com o público, comunicação visual. Ou seja, todo mapeamento do uso da tecnologia chamada ‘Rede’. A Rede não é apenas fóruns, rede social ou tecnologias como vídeo e áudio. A Rede é a internet, por si só, a comunicação de dados. O Web marketing abrange todas as ações que definem quais recursos e ferramentas aplicar utilizando este meio, ou seja um canal. Que numa complexidade que sabemos que a Web nos proporciona, não é apenas um P de praça. E sim os 4 Ps exatamente;

 

  • Elemento orientador: Marketing aplicado á web, utiliza de um universo de recursos e ambientes. Cada um destes ‘ambientes’ (Pools\Cells) são parte do que o gestor de marketing conhece como mercado. A Web é um mercado em ascensão conhecida por alguns estudiosos como “Tecnologia cognitiva descentralizadora” (Tecnologia que promove ações de evolução no comportamento, social, economia com a característica de ser formada por dados distribuídos).

 

  • Aplicabilidade\Funções do profissional: É um gestor de marketing atribuído a exercer a função de analista e planejador do uso da Rede (Web) como oportunidade para o negócio. Antes de tudo, a rede pode ser por definição um canal, mas pode ser um produto, praça ou mesmo uma barganha de preço. O profissional é orientador dos recursos a serem aplicados na rede para o andamento do projeto. Fora do mundo virtual, ele é equivalente ao diretor de Marketing da empresa.

 

  • Marketing Digital – Engloba a gerência de um recurso. Está submetida, portanto, ao Web Marketing. O Marketing digital está inserido portanto no uso de um canal de comunicação, que é a rede adotando um recurso que pode ser um chat, ou whatsapp, um facebook, um site, landing page. O status de Marketing Digital no Brasil integra o Web Marketing, porque não existe tal separação no país. No entanto em outros países, como nosso vizinho do Norte, os EUA. Existe um departamento interno de Marketing, que faz a parte do planejamento e o outro a parte do uso de execução da ferramenta.

 

  • Elemento orientador: Digital é referente á mídia ou recurso de tecnologia usando o virtual. Ao operar um recurso, mesmo com o mínimo de análise, o marketing digital aplica-se a execução de um plano de negócios (PN). Seus resultados são enviados ao Web Marketing que no processo de feedback (retroalimentação) promove o próximo passo.

 

  • Aplicabilidade\Funções do profissional: É um analista de marketing que é confinado ao recurso aplicado na rede, um gerente de rede social, site, clipping virtual. Como ele está usando um canal definido, reporta-se ao gerente ou diretor de marketing. Baseia-se em KPIs (Indicadores) direcionados ao negócio (específico a presença na rede) ou mesmo á empresa de forma física. Fora do mundo virtual, ele é equivalente á um assistente ou analista de marketing.
Anúncios