Lançado pela Mojang originalmente para os PCs em 2011. Steven (o protagonista) chegou as plataformas neste ano (PS3 e Xbox 360), e já tem dado o que falar. O jogo é um sandbox e open world, que permite á você, construir o que quer quiser. Desde as pirâmides do Egito aos castelos de a Lenda de Zelda.

Cidade em Minecraft (Imagem: Divulgação)
Cidade em Minecraft (Imagem: Divulgação)

Agora uma excelente dica para você sobre este jogo que parece brincadeira de criança, mas NÃO é. Quem já se aventurou nas colinas quadradas do mundo de Minecraft, experimentou a criação do zero, levantando desde da fundição no subsolo até o mais alto nos céus, enormes construções, linhas subterrâneas, castelos, docas, aeroportos e etc. Seja um inventor, seja um engenheiro, seja um criador, mas sobretudo, PLANEJE.

É isso mesmo que você leu, e veja porque é tão importante ver o jogo como uma ferramenta de planejamento, quanto de diversão. Diversos estudos dividem que jogar games é perda de tempo, e alguns outros poucos, dizem que é bom para aperfeiçoar o aprendizado. Mas games já deixou de ser sinônimo de ‘gente preguiçosa’.

Segue uma lista com 9 itens identificados em Minecraft que nos capacitam mais no planejamento, seja de um projeto, de um plano de aula, da gestão de alguma equipe ou mesmo de construção.

Boa leitura!!!

1. Tem que ter recursos!

Isso mesmo, sem recursos você não levanta uma parede. No modo sobrevivência, sua necessidade de encontrar os recursos certos para montar uma fortaleza contra os seus perigos, é essencial. Ninguém quer dar de cara com um Creeper, e voar pelos ares. Construir paredes de arenito não é uma boa ideia, mas quem sabe fazer uma torre de entrada inacessível, pelo menos, para os seus inimigos?

2. Construa mecanismos!

Sim, você pode construir mecanismos em Minecraft. Pode montar um circuito ligado á uma alavanca, está gostando? Liga-la, e fazer com que uma parte do chão suma. Você se isola numa ilha. Incrível? A sua imaginação vai voar quando descobrir o que pode fazer com o conjunto de recursos conhecido como Redstone (Repetidor, fios, alavanca, fonte, pistão e gancho de armadilha)

3. Preciso comer!!!

Bem é um jogo de sobrevivência. Nele além de construir seu abrigo, tem que levar em conta que seu personagem sente fome. E vai precisar caçar. Mas comer carne crua, só é o começo. Porque ao construir elementos como uma lareira, você poderá cozinhar e virar um gourmet. Que tal abrir um restaurante em Minecropólis?

4. Faça barricadas, levante fortalezas!

Creeper é uma criatura tão peçonhenta e chata. Ele surge do nada, e ao contato de algo vivo, ele explode. E ‘cabum’, desaba uma parede inteira. E para evitar isso? O planejamento que você tem ao construir tudo, é que você prevê que ele vai fazer isso. Então qual é o seu plano? Conseguir um material que resista á ele, sim, a obesidiana.

5. Fabrique seu arsenal.

De nada adianta uma bela fortaleza, e conhecer seus inimigos. Se na hora do combate, você joga uma bola de neve nos monstros. É  preciso banhar ferro em brasa quente, para ter uma espada decente. Uma armadura de cavaleiro, ou amazona. E sobretudo uma montaria. Construa espadas, botas, armaduras, elmos com os melhores materiais, e vá á luta, porque tudo neste jogo, depende unicamente de você.

6. Trabalhe em equipe, ou trabalhe contra.

Se jogar sozinho oferecer horas de diversão, jogar em equipe é muito melhor. Já pensou em montar uma cidade? Quem será o prefeito? Os policiais? Quer brincar de cidadão? Não perca tempo, porque Minecraft garante que até na hora de escolher as regras, você é quem bate o martelinho.

7. Recrie mundos.

Para recriar mundos, é necessário blueprints. Como é que é? Se você quer construir os castelos de Game of Thrones fielmente, não vai fazer isso no olho. É preciso de esquemas (mapa das estruturas) para fazer isso. E onde você pensa em fazer? Num desfiladeiro, numa margem, num vale ou numa caverna? Se não planejar, vai dar de cara com um rio de lava.

8. Adoro trens! Tem trens?

Na versão para PC tem até metrô, mas a edição fechada dos consoles, permitem acessos mais limitados. Então não tem uma locomotiva toda detalhada, mas possui um vagão de mina. E dá para construir um igualzinho ao do Indiana Jones. Quer construir um metrô? Então seja o engenheiro dessa maravilha, e com um toque só seu.

9.  É na noite que eles vem.

Se você jogar na sobrevivência, a partir das dificuldades fácil. Vai notar um padrão interessante. A noite cai, os monstros sobem. Aranha, Creeper, Ender, múmia, esqueleto, morto vivo. Se não tiver um abrigo ou armas, dessa noite você não passa. Mas a solução é exatamente essa, construa o mais rápido possível uma casa, e lembre-se, é melhor trabalhar de dia e dormir a noite. Aqui insônia não é recomendado.

Gostaram? Deixe seus comentários, e faça parte também, do Facebook e do Twitter do Mundo Pauta.

 

Anúncios