Divida para conquistar!

Você entende o conceito de Cluster em Marketing?Cluster é um processo de agrupamento ou categorização de elementos definidos para uma meta de negócio específica.

Cluster ou segmentação de produtos, marcas e públicos é uma estratégia do Marketing para gerar uma organização que promova ‘supervisão’ da situação. O método utilizado para criar um cluster, é o chamado ‘Card Sorting‘ (Já jogou Magic? É igual) que trabalha com dois fatores – “Categoria” + “Atributo“.

Categorias. (Guerreiro, Mago, Ladrão)

São grupos ‘alimentados’ por seus atributos dentro de uma cadeia de negócio. Quando vamos á uma concessionária, nosso objetivo é comprar um carro, dentro de uma categoria de preferência, que pode ser esportivo, transporte, familiar, corporativo. Cada uma desses ‘tipos’ carregam características (atributos) que podem ser, mais veloz, mais econômico, mais durável, mais qualidade e etc.

  • CATEGORIA DE PRODUTO (BENS E SERVIÇOS) + atributos [características técnicas e afetivas] – Up-Selling*
    • SUB-CATEGORIA DE PRODUTO (Geralmente é um cross-selling**)

Atributos.  (Cura, Fogo, Resistência á choques, Carisma)

São características de um PRODUTO. São divididos em dois importantes campos: Afetivos (Identidade do público) + Técnico (Funcionalidade). No mesmo exemplo anterior, as características técnicas (Motores, tipo de combustível, tipo de pneu, ABS, pastilhas) e afetivas (confortável, econômico, veloz, durável, qualidade, bem-estar).

  • ATRIBUTOS (AFETIVOS E TÉCNICOS) + pesquisa de marketing no comportamento do público – SIM***
    • AÇÕES DE VALORES sobre os atributos (PDV, Trade Marketing, Trade-off)****

 

NOTA (Asteriscos)

* Up-Sell in é conhecido por ser um produto carro-chefe. Exemplo: Carro, geladeira, televisão, console, cama.

** Cross- Sell in é uma adição de venda, também conhecida por outros nomes como “Venda combo, venda casada”. Exemplo: Conexão-PC para televisão, head-set para o console, colchão Ortobom para cama.

*** SIM significa Sistema de informação de Marketing, que reúne métodos, ações de coleta, análise e tomadas de decisões sobre um determinado objetivo de negócio.

**** PDV (Ponto de venda – Prateleira, gôndola, ilha de produtos), Trade Marketing responsável por gerenciar estratégias e ações sobre o merchandising e sobretudo a venda sell-in (cliente final) e Trade-off outro nome para custo-benefício.

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