Você conhece a praça Hilda?

O quanto que você conhece do seu próprio bairro? É uma pergunta relativa, no dia a dia, estamos condicionados a tomarmos o mesmo caminho por anos por conta de nossas obrigações, e ás vezes por preguiça quando não nos cabe nenhum impedimento de o fazê-lo, em especial, no tempo de lazer. Mas são pequenos passos como esses, que nos permitem, explorar e encontrar soluções no dia, por mais simples que pareça. Então o Mundo Pauta fez uma exploração matinal, e descobriu o encontro da natureza com o urbano.

Praça Hilda - Tijuca (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)
Praça Hilda – Tijuca (Foto: Rafael Junqueira/Mundo Pauta)

Esta pequena praça fica entre duas ruas numa rua interna próximo a Igreja Santo Afonso no bairro da Tijuca. Ao lado esquerdo a entrada da travessa Inácio Bittencourt e ao lado direito a Rua Deputado Soares Filho, ambos saem na Rua Barão de Mesquita. Além dessas duas entradas, é possível chegar ao local pela Rua Santa Sofia próximo ao Umas e Ostras e o cartório, e a Rua Pareto próximo a Rua Almirante Cochrane.

Na mesma área, é possível localizar a entrada para o pé do morro da babilônia que fica atrás do Imperial Colégio Militar do Rio de Janeiro contornados pelas ruas São Francisco Xavier e Barão de Mesquita. Essa interação do morro com a rua, contrasta um pouco, porque é possível notar a ‘invasão’ das rochas na rua.

Rochedo do morro da Babilônia na residência da Rua Deputado Soares Filho (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)
Rochedo do morro da Babilônia na residência da Rua Deputado Soares Filho (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)

Nota: Não confundir com o morro da babilônia próximo a Urca. Este fica na Tijuca, é um morro muito menor.  Confira mais uma última fotografia ‘capturada’ pelo repórter móvel do Mundo Pauta. Onde podemos notar a bifurcação da Travessa Inácio Bittencourt, ao lado esquerdo é a travessa Frei Rogério.

Bifurcação entre a Travessa Inácio Bittencourt e Frei Rogério (Foto: Rafael Junqueira / Mundo Pauta)
Bifurcação entre a Travessa Inácio Bittencourt e Frei Rogério (Foto: Rafael Junqueira / Mundo Pauta)

Senta que lá vem a história.

(Breve, eu juro)

  • Inácio Bittencourt (19/04/1862 – 18/02/1943) – Jornalista e médium espírita (radicado brasileiro), nascido na ilha Terceira (lha de Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras), Angra do Heroísmo em Açores, fundo o Abrigo Tereza de Jesus.
  • Frei Rogério (29/11/1863 – 23/03/1934) – Padre (ordem Franciscana) Alemão nascido Borken, Münster foi radicado no Brasil. Participou da Guerra do Contestado em Santa Catarina (1892).

Confiram mais novidades e notícias pelo Facebook do Mundo Pauta.

 

Anúncios