Mas quem manda: Rua das Flores ou Major Ávila?

Se no cântico da alma tijucana, que conheceu a Rua das Flores como Major Ávila, e dali vivenciou parte de suas histórias e experiências neste nostálgico bairro que um dia foi chácara. Não haverá decreto em terra que faça valer o atual nome. A história dos tijucanos nunca discorre de um desenrolar simplesmente…assim. Então em 11 de maio de 1998 com a palavra o vereador Chico Aguiar, ‘proclamou’ o novo nome ao trecho conhecido como Major Ávila, tal como “Rua das Flores”.

Rua das Flores - Tijuca (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)
Rua das Flores – Tijuca (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)

Foi em 11 de maio de 1998 que o vereador Chico Aguiar outorgou uma lei de número 2628 que nomeou oficialmente um trecho da Major Ávila na Tijuca como Rua das Flores. Há inclusive uma placa na metade da rua, que identifica o feito.  No entanto, pelo disposto da lei 20/77 diz que a rua mantém o nome que a placa identifica o logradouro. E a placa que liga em L com a Rua Conde Bonfim, identifica a rua como Major Ávila. Logo ela detém dois nomes. Tanto como Major Ávila, e como Rua das Flores (92 metros de comprimento).

A partir da rua do outro lado, a Rua que corta a Santo Afonso, Barão de Mesquita até a praça Varnhagem sentido UERJ, é a Major Ávila. A Rua das Flores contém inúmeras casas de vendas especializadas em plantio ou decorações e arranjos feitos entre variedades enormes de espécimes. Mas há de se lembrar, que a na altura onde tem o restaurante Rico (do lado esquerdo) de quem vem da Conde de Bonfim, existia uma loja ali de sementes e flores.

Placa de nomeação do trecho da Major Ávila (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)
Placa de nomeação do trecho da Major Ávila (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)

E todos já perceberam os gatos que rondam a Rua das Flores? Eles não estão ali para dormir sob as petúnias. Mundo Pauta foi atrás, e descobriu que eles são os vigias do lugar, impedindo que ratazanas de meio metro andem livres. Além de terem protetores, acabam por promover saúde pública.

Casa de vendas na Rua das Flores - Tijuca (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)
Casa de vendas na Rua das Flores – Tijuca (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)
Canteiro na Rua das Flores - Tijuca (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)
Canteiro na Rua das Flores – Tijuca (Foto: Rafael Junqueira/ Mundo Pauta)
Sentido Rua Santo Afonso - Tijuca (Foto: Rafael Junqueira / Mundo Pauta)
Sentido Rua Santo Afonso – Tijuca (Foto: Rafael Junqueira / Mundo Pauta)

Confiram notícias e novidades pelo Facebook do Mundo Pauta.

Anúncios