Tijuca um bairro de todos, São Charbel ao longo do Maracanã.

Um sacerdote maronista (Igreja Libanesa), que aceita todas as crenças católicas, rituais, mas detém suas próprias liturgias e reza todas as missas em aramaico. São Charbel, Charbel Makhlouf, nascido em 1828 no Líbano, localizada na Rua José Higino no encontro da Avenida Maracanã, próximo ao corpo de bombeiros, ergue-se uma estátua de pedra em homenagem ao Santo. Senta que lá vem a história!!!

Monumento ao Santo Charbel - sacerdote Maronita - Tijuca (Foto: Rafael Junqueira /Mundo Pauta)
Monumento ao Santo Charbel – sacerdote Maronita – Tijuca (Foto: Rafael Junqueira /Mundo Pauta)

Na Tijuca figura um número contável de Igrejas, lugares sacros, capelas e monumentos a heróis e sacerdotes. A maioria destes, nunca de fato pisaram no bairro, mas fazem parte das ações dos que acreditam neles. As congregações locais elevam os nomes destes, erguem monumentos, destacam-no, para que seja uma direção para estes estudiosos e praticantes das palavras sagradas. São Charbel, antes Yússef (José) fez os seus votos para se tornar um sacerdote maronita junto a crença católica e a bíblia.

De sua tenra idade aos 23 anos, Yússef Makhlouf, acreditava na vida religiosa, e destemido na idade que decidiu se unir á este propósito, diga-se, que nem se despediu da família, pois acreditava que a despedida poderia ser dramática, e ingressou no Mosteiro e Nossa Senhora sob a Ordem Libanesa Maronita. Após um tempo de preparação, foi ordenado Sacerdote aos 31 anos de idade, e passou a viver no Mosteiro de Annaya.

Seu desejo for de viver o resto da vida neste mosteiro na condição de eremita, viver isolado baseado nas crendices da Ordem Libanesa Maronita. E faleceu em 24 de dezembro e 1898 em Annaya. Recebeu em 1965 a beatificação, e em 1977 a santidade, passando ser denominado como São Charbel.

Estátua de São Charbel e a clareira na praça de mesmo nome - Tijuca (Foto: Rafael Junqueira / Mundo Pauta)
Estátua de São Charbel e a clareira na praça de mesmo nome – Tijuca (Foto: Rafael Junqueira / Mundo Pauta)

Recebeu a canonização pelo Papa Paulo VI em 9 de outubro de 1977. A comunidade libanesa e por iniciativa da missão libanesa maronita doou (16 de outubro de 1994) este monumento para o Rio de Janeiro com a esperança de que os milagres realizados pelo Santo fossem concretizados aqui.

Muitos dos milagres relatados ao Santo, é dito por seus monges atuais, que revelam que a partir precisamente do dia 22 de abril de 1950, curas são realizadas sempre que uma peça de suas vestimentas ou oração á deus com intercessão de Charbel, era possível realizar tais acontecimento ditos como milagrosos. Os relatos de quando e como aconteceram podem ser lidos, em espanhol, aqui.

Praça São Charbel - Tijuca (Foto: Rafael Junqueira / Mundo Pauta)
Praça São Charbel – Tijuca (Foto: Rafael Junqueira / Mundo Pauta)
Praça São Charbel - Tijuca (Foto: Rafael Junqueira / Mundo Pauta)
Praça São Charbel – Tijuca (Foto: Rafael Junqueira / Mundo Pauta)

Localização da praça.

No cruzamento com a Rua José Higino, Avenida Maracanã, na frente do corpo de bombeiros (DBM 3/11-Tijuca – Destacamento de bombeiros militares – unidade Tijuca) ao lado da Rua Antônio Basílio. A referência local é o hipermercado Extra e o Tijutrauma. A praça fica ao lado da Avenida Maracanã sentido centro ou praça Xavier de Brito (Praça dos Cavalinhos). Na altura do logradouro da Antônio Basílio, 610.

Confira também a reportagem realizada na Tijuca pelo Mundo Pauta em “Igreja Nossa Senhora do Líbano“.

Confira mais novidades e notícias pelo Facebook do Mundo Pauta.

 

Anúncios