Descubra como sua equipe pode ser a vantagem que você procurava.

Realizei uma pesquisa de 6 meses para trabalho de conclusão de curso (Aka. TCC) para meu MBA marketing e Comunicação empresarial. E o meu foco era ações de marketing que impactavam diretamente no lucro da empresa. Não haviam premissas iniciais, mas haviam suposições. Dentro de um texto cientifico, servem para ‘desenhar’ o esboço da pesquisa, mas não para fundamentar um plano de ação. Após analisar meu objeto de estudo, em breve disponibilizarei a obra em canais próprios de marketing, cheguei a resposta: atendimento.

Veja o atendimento com outras caras (Foto: Reprodução)
Veja o atendimento com outras caras (Foto: Reprodução)

Existem alguns mitos sobre atendimento. E nesta lista você vai conferir, e tirar de vez suas dúvidas.

  1. Atendimento é planejamento estratégico do Marketing

  2. Atendimento é prioritariamente relações públicas

  3. O que a empresa representa, tem como valor, mensagem, visão e missão, é percebido pelo atendimento

  4. O atendente garante que haja remarketing

  5. A equipe de atendimento NÃO pode estar excluída do planejamento de marketing

  6. O atendente precisa de noção estratégica e capacidade de detectar oportunidades em tempo real

  7. Qual é a diretriz de sua empresa: Equipe de atendimento motivada ou direcionada?¹

  8. O atendimento precisa de autonomia para progredir

  9. Invista na equipe de atendimento: Não demita ao sinal do primeiro problema, seu funcionários hoje, amanhã seu concorrente

  10. Geral: Realize uma inclusão da sua equipe aos rendimentos e ganhos da empresa. Não esqueça que cada pessoa possui uma necessidade, e nem sempre uma ação de premiação garanta uma boa recepção

Nota.

¹ Motivar uma equipe exige mais custo que a empresa normalmente separa. Motivar não garante ‘boost’ o tempo todo. O que significa que em pouco tempo, é necessário ações e mais ações para que o básico seja realizado, a operação. Estas ações exigem investimento. Se o ritmo cair, com certeza o resultado da equipe caíra também. Haverá uma condicional de bons resultados. É uma péssima estratégia.

Direcionar uma equipe é oferecer á eles o que e empresa reserva para cada objetivo que eles possuem. Quando é preenchido, o funcionário torna-se ‘colaborador’ e realiza suas tarefas do dia-a-dia pensando especialmente em mais engajamento e acaba lidando com a iniciativa de forma natural. Instruir direção é tarefa dos Recursos Humanos aliados com o marketing. O custo para manter a equipe no ‘verde’ vai depender apenas do quanto o funcionário entende sua importância naquele ‘mercado’.

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