É definido que toda a forma de comunicação pode ser verbal, gestual e gráfica. Comunicação na área de marketing é um campo de estudo que tem surgido no Brasil de mansinho, mas que tem concentrado todas as suas forças sobre o assunto “Marketing de relacionamento”, sem comunicação, já dizia o velho guerreiro (Chacrinha) – “… se trumbica”. Falamos muito em escrever com o bom português, alinhar figuras que tratem de uma expressão direta ao anúncio, lançar músicas que remetam a ideia que se quer apresentar de uma empresa para o público.

Mas vamos nos concentrar nas ‘figuras’ desta vez. Imagens ou fotos, são uma comunicação visual, extremamente eficazes, senão melhores que o velho modo da escrita. Ler é excelente, mas ás vezes muitas ideias só são transmitidas em sua totalidade com apenas uma fotografia. E quantas vezes não temos palavras para descreve-las, mas entendemos a mensagem tão clara como se tivéssemos lido uma antologia completa do assunto?

Fotografia é uma forma de expressão, portanto, um recurso precioso da comunicação estratégica. Já ouviram falar em “Fotografia publicitária”? A composição de muitos anúncios são decoradas com fotografias que são realizadas por um profissional fotógrafo ou mesmo um publicitário de conhecimento fotográfico com o intuito de ‘vender’ o produto. Já é considerado uma habilidade específica saber fotografar por exemplo, culinária.

Saber captar a cor da comida, quase cheirando o aroma, não é para qualquer um. A publicidade trabalha em cima justamente do assunto, e a fotografia é toda canalizada em assuntos. Já li muitos comentários que diziam – “Qual é o assunto da foto? O que a foto está querendo me dizer? Do que se trata a foto?”, claro que a pergunta não surge quando vemos que o assunto é um filete de raio com ‘n’ ramificações, a única coisa que escrevemos é “WOW”. Esta é a “palavra de efeito” da fotografia.

 

A fotografia publicitária mais conhecida é claro, a voltada para a Moda, e a segunda mais conhecida, a estética (perfumes, cosméticos). Naturalmente que na altura dessa leitura você já tenha captado que a ideia da fotografia é uma ferramenta de marketing, já que no dia-a-dia, utilizamos milhares de fotos para ilustrar o que queremos dizer. Sem isso, não haveria sentido nos Memes.

Mas formulo que essa visão de marketing precisa estar alinhada com o fotógrafo, não apenas quem utiliza a fotografia. Quando através das lentes o fotógrafo compreende uma mensagem, é evidente que esse pensamento nem sempre passa em nossas cabeças, aliás, o momento pode ser tão único, que pensar no que aquele cachorro que estamos fotografando ‘dirá’ não é importante.

Por isso que é tão comum que fotografemos milhares de fotos, e outros ângulos mais. A mensagem nunca é muita clara de início. Quando defino um tema para tirar no dia, costumeiramente saio dele na maior parte do tempo, quando finalizo os cliques, possuo uma ideia clara do que as fotos podem me dizer. Se a expressão da fotografia é claro como um texto, é óbvio que o meu pensamento em compôr as fotos dessa maneira, podem montar um ‘título, introdução, desenvolvimento, clímax’ e por fim a conclusão.

Fotografia é uma arte, que pode ser interpretada por diversos artistas, se optarmos por uma fotografia regrada tal como uma linha de horizonte sempre á zero graus, uma iluminação que não estoure a imagem, e o ruído mais quieto possível, talvez percamos o fio da meada. Para qualquer fotógrafo iniciante, essa passagem pode sugerir uma heresia, mas não estamos falando de expressão ou comunicação, se todos os textos fossem linhas diretas, não haveria espaço para figura de linguagem e consequentemente não haveria espaço para ficção.

A arte pode ter regras definidas, tal como um redator publicitário, a licença poética é um direito desse profissional. Fotografia não é um protocolo de boas práticas. É incrível como se acham verdadeiras pérolas no ramo da fotografia que beiram ao Salvador Dali. Na publicidade não existe um certo e errado, existe a FOTO. Muitas técnicas utilizadas em vários segmentos foram produtos ou subprodutos de experiências.

Fotografias bem feitas, podem seguir todos os padrões estabelecidos, mas senão consistem em nenhuma comunicação, se não há transmissão de mensagem, é apenas um rádio noir ultrapassado. Vai parar num museu antes de figurar um Red Carpet. A imagem deve comunicar algo, se ela não passar de apenas uma fotografia, será apenas uma ‘fotografia’.

O que significa “Fotografia como estratégia de comunicação”? Significa que o profissional deverá pensar, idealizar e desenhar a comunicação no formato visual que seja objetivo e conciso. Não se prender em regras tabeladas, mas ter em mente a disciplina de obter resultados que atendam a estratégia. Não podemos esquecer – “Uma imagem vale por mil palavras”.

Confiram mais novidades e notícias pelo Google + e o Facebook do Mundo Pauta.

Anúncios