Um pouco do novo baseado no antigo, 5W2H é mais do mesmo.

Introdução.

marketing-pesquisa-de-mercado-achismo-erros-estrategia

Talvez fique absorto ao ler tanto conteúdo de Marketing e parar se vale a pena ler tanta sigla que parece surgir a todo instante. Se parar para pensar, nos últimos anos, renovamos toda a lista de sigla para novas, que acompanham as tendências do mercado. Há pelo menos 12 anos, já se falava em empresa humanística, atualmente já existe a menção do H2H (Human to Human) em parceria e substituição ao longo do tempo das siglas B2B, B2C, C2C e etc.

Mas o que vem a ser 5W2H? Senti um pouco de desolação após ler e estudar tanto, e me deparar com esse ‘monumento’ e não saber o que era. Mas diversas literaturas sempre defenderam uma uniformização, e outras acham que dar nomes aos bois é importante para categorizar, eu particularmente acho um complexo de fazer e outro, apesar de ideal, perigoso ao longo do tempo.

Por isso defendo, e talvez mais por isso também, o uso do Big Data.  Mas isso é conversa para outro tópico e livros. O negócio é tentar simplificar o que não é simples, o mundo das siglas do Marketing.

O que é 5W2H?

É apenas uma formalização em sigla de uma forma ‘simples’ de um projeto. Certo, piorou? Sim. Porque essa sigla está relacionado com diversos conhecimentos prévios. Mas vamos entender quando cada letra for filtrada.

5W = São 5 perguntas, do inglês. Representadas por What (O quê?, Quem?, Quando?, Onde? e Por quê?) do original What, Who, When, Where and Why. Normalmente para construir um projeto é necessário fazer perguntas como estas. Naturalmente que a sigla não serve apenas para gerenciamento de projetos. Ela serve para uma infinidades de objetivos.

E o que significa 2H – São 2 perguntas, do inglês. Representadas por How (Como?) e How much (Quanto custa?).

Criação do Escopo (Corpo)

  • O que deve ser feito? (What) – Objetivo
  • Quem vai fazer? (Who) – Recursos Humanos
  • Quando será feito? (When) – Cronologia \ Gestão de Tempo \ Diagrama de atividades
  • Onde será feito? (Where) – Local
  • Por que será feito? (Why) – Justificativas e argumentos

Mensuração

  • Como será feito (How) – Métodos
  • Quanto vai custar? (How Much) – Gestão de custos \ Investimentos \ Recursos Financeiros

 

 

Anúncios