Sua resposta é simples ,e acho que vai lhe surpreender. Desafios no cenários que são apresentados para os profissionais de Marketing não é novidade. Agora falamos de Marketing Digital, há 10 anos o E-mail era uma sensação enlouquecida, e daqui á 10 anos o que vamos encontrar? Como a tecnologia tem dado as cartas, em 10 anos podemos ter um universo de acontecimentos muitíssimo diferente do atual. Mas o desafio maior do Marketing não é para frente, é para trás.

O que é Marketing?

O que é Marketing?(Imagem: Reprodução \ Internet)
O que é Marketing?(Imagem: Reprodução \ Internet)

Volta e meia lemos dentro da esfera dos próprios atores do Marketing, gestores, analistas que carregam na bagagem e há muito tempo estão na estrada, que confundem Marketing com vendas, em muitos casos, MUITOS absolutamente, sequer realizam um planejamento estratégico, quando ele acontece é feito há mil anos, e nunca mais revisado e atualizado. 

Entendam. Marketing em sua definição mais primitiva significa “Fazendo mercado”. Quando você entende o conceito que é muito mais complexo que essa definição, as vendas passam a ser naturais. Não é uma utopia, quem faz Marketing eficiente sabe do que estou falando. As vendas fazem parte obviamente, mas não é sinônimo e isso tem muita diferença na prática.

O que é PDCA? 5W2H? SWOT? Maslow?

Modelos e táticas não podem ser decoradas. É preciso entendê-los. (Imagem: Reprodução\Internet)
Modelos e táticas não podem ser decoradas. É preciso entendê-los. (Imagem: Reprodução\Internet)

Decorar métodos, falar sobres matrizes de BCG (Boston Consulting Group) sobre a evolução de produtos em relação ao mercado, qualidade, força do público, modelos de ação, pode ser um tiro fatal. Na verdade isso não é entender Marketing. Se não sabe para que serve e como aplicar, se tirar de algum modelo pronto, a aplicação do PDCA, não há formas melhores de dizer, que suas estratégias ficaram limitadas e não haverá espaço para inovar. Marketing é Feeling,  e apesar de estar carregada de EXATAS e PLANEJAMENTOS para tornar ‘achismos’ em ‘Fatos’, não dá para prever e criar sem uma overdose de emoções.

Emoções não são exatas, e portanto não pode passar pela ideia de serem memorizadas, ou decoradas. Emoções são compreendidas, e precisam de muito conhecimento para ser avaliadas. Nenhum modelo pronto vai fornecer a resposta porque uma criança gosta da Peppa sem que você analise isso de perto, e crie a partir dali o modelo ideal.

Marketing Inbound.

Diálogo é a marca registrada do Marketing Inbound (Imagem: Reprodução\Internet)
Diálogo é a marca registrada do Marketing Inbound (Imagem: Reprodução\Internet)

A profissão que mais inventa termos é o Marketing. Inbound tem inúmeras variações de denominações, e vem atingido o público há muito tempo. Diga-se de passagem que esse tipo de marketing já deveria estar acontecendo pelo menos há 2 décadas. Marketing Inbound em grossa tradução significa – “Marketing dentro terreno”, bem grossa mesmo. Porque ela significa “Relacional” Que tem haver mais com diálogos do que com negociações transacionais, ou seja o conceito de capitalismo ganha uma chave nova.

– Marketing de Relacionamento, negócios relacionais, relações públicas e etc.

Os 4 Ps.

Os 4 Ps (Imagem: Reprodução\Internet)
Os 4 Ps (Imagem: Reprodução\Internet)

Os elementos mais básicos do Marketing, não é exatamente o pré-requisito para ser considerado um entendido de Marketing. Mas raramente alguém pensa nos 4 Ps com entusiasmo. Antes que alguém possa dizer quais são eles, já inventaram os 8 Ps do Marketing Digital. Na época do MBA, lembro de um professor que abominava esse aumento, concordo com ele. Os 8 Ps do MKT Digital podem ser encontrados em vários modelos antigos do Marketing, e por que então criaram novos Ps? Talvez pela razão a qual estou respondendo neste artigo para você. 

Se você cria algo novo, que já dizia em outras palavras e já existia, o que significa? Que você não estudou o antigo, certo? Sim. Agora podemos responder a pergunta.

Qual é o maior desafio do profissional de Marketing?

Qual é o desafio do Marketing? (Imagem: Reprodução\Internet)
Qual é o desafio do Marketing? (Imagem: Reprodução\Internet)

O maior desafio é aprender o básico de Marketing, é entender e de uma vez aplicar o planejamento estratégico como parte e obra gerenciadora do plano de negócios. Estudar e avaliar o PDCA do dia-a-dia. Manter controles sobre o ciclo de vida do projeto e do produto. Aplicar todos os dias os 4 Ps. E inovar, lendo e absorvendo todos os dias oportunidades que nos cerca, principalmente, ouvindo o que o seu público deseja.

Praticamente ao entender essa questão, a organização fica garantida, e obviamente os cenários não vão mudar as ‘constantes do marketing’. O que faremos se a Internet do futuro for conectada a rede neural humana. Quantos Ps vão inventar?

Conclusão.

A intensa quantidade de novos termos e informações que são cruciais ao Marketing sofrem a cada ano de uma overdose de variáveis que estão sob ou não o seu controle. Quando obviamente você inventa novos termos para nomear aquela descoberta, mas nunca aprendeu o básico daquela área, imagine que confusão fica? Marketing básico, falo do Beabá dele, não é compreendido, e obviamente é deturpado ao longo do tempo e confundido com vendas no final das contas.

Se isso ocorre é porque não está ocorrendo uma eficiência de comunicação do Marketing para o próprio Marketing, o conjunto de profissionais deveria criar essa mensagem. Não há. E o fator negativo disso, é a despreocupação das empresas de ter um ‘departamento de Marketing’, e apenas confiar que o setor de vendas, que é vinculado e ‘parceiro’ nas operações do Marketing, como o chefe da roda toda. Lembro que a competência das Vendas pode absorver a função do Marketing, mas a sobrecarga de funções gera resultados ineficientes, e sabemos que apenas uma das tarefas: Vendas e Marketing, será executado.

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