Não há segredo maior em gerenciar um bom investimento em sua própria empresa utilizando o simulador realista da SCS Software, o Euro Truck Simulator 2, que vamos passar a menciona-lo como ETS2, conhecido assim na internet.

Há mods e cheats, mas com eles, a gestão fica sem graça e com certeza, a educação da administração deixa de ter efeito. Uma vez que vários destes mods, cheats disfarçados, removem a dificuldade de levantar sua receita para aprimorar seu caminhão, garagem, comprar outros veículos e recrutar funcionários.

Uma vez li em uma das páginas da internet que um indivíduo havia atingido a marca de 137 funcionários em 50 horas. Jogo em média 4 horas por dia, e estou na marca total de 25 horas, e nem sequer vejo um funcionário em minha empresa, porque vamos ser sinceros, eles custam muito mais a longo prazo do que lucram.

Meu lucro diário é de 4.500 euros sozinho, fazendo carreatas perfeitas sem multas, sem danos e sem atraso. Com algumas habilidades dispostas a medida que avançamos, a base de pagamento aumenta em até 45%, ao invés de receber 25.000 euros por certos trabalhos, tenho o retorno de 36.250 euros.

Isso considerando apenas uma entrega. Se fizer 10 trabalhos, consigo totalizar 362.500 euros. Se você usa cheat e mod, esse desafio é atingido, mas pensa, será que no dia-a-dia da sua empresa, você consegue? Não é difícil notar que muitos dos ‘feras’ destes ‘manager games’ não conseguem otimizar o seu departamento mais do que 1%, quando que no ETS2 consegue em 50 horas, pouco mais de uma semana de trabalho acima dos 100%.

Teríamos um Microsoft por semana, e 4 por mês. O fato é simples, não tem como crescer de outra maneira no ETS2, não tem bug ou brecha. Apenas um gerenciamento de tempo e trabalho, e investir na performance da sua máquina (caminhão). É muito mais benefício e custo.

Vejo muitas dicas pela internet que dizem que é bom pegar empréstimo de valores com 400.000 euros (180.000 para aprimorar a garagem, que permite a contratação de motoristas, porque podemos alocar outros veículos), a compra do veículo, o mais barato custa 96.000 euros e a contratação do funcionário. Mas temos um risco grande aqui.

Ao qual testei, e não dá muito certo, especialmente se você pensar a longo prazo e ‘sem’ mod.

Empréstimo, dependendo do valor, exige por dia num prazo determinado de retorno ao banco uma taxa acrescido de juros, quanto maior empréstimo, maior taxa de juros. Além deste custo, temos o custo (quando em sua empresa, e não terceirizada), o custo de pedágio, gasolina, dano, multa e salário do funcionário.

Meu teste envolveu uma dica conforme manda o figurino: Contrata 2 motoristas (lembrando que mesmo com um bom rank, eles são menos produtivos que você), ainda precisam de treinamento que ganham com o tempo, você não controla essa qualidade, o que lhe impede de controlar os resultados negativos também, na vida real isso não acontece.

Cada motorista exige um caminhão, compre o mais barato, e vai gastar o mesmo valor de aprimoramento da garagem, 180.000 euros. Nesta brincadeira você já gastou de 400.000 de empréstimo 360.000, sobrando 40.000. Só que tem um detalhe, você precisa pagar conta de tudo que falei ali em cima. A média que eu tive, e não zerou minha conta, foram de 45.000 euros de custo em menos de 10 dias (o tempo passa rápido no jogo). Isso porque bato a meta por dia acima da média, sendo 4.500.

Em uma semana (7 dias) resulto e mais alguns acréscimos em 87.500, como faço a maioria das carreatas sem dano e multa. Esse total de 45.000 desce um pouco. E ainda tem os ‘jobs’ que os funcionários realizam. Que não dão mais que 2.500 por serviço, e depois eles descansam. As vezes um ou dois dias, enquanto você não para, faz 3-4 jobs seguidos.

O detalhe é que você precisa retornar os 400.000 que emprestou. E como faria isso a longo prazo, onde muita coisa pode complicar, devido ao que você precisa custear, manter o ritmo para conseguir acumular essa receita e quitar a dívida, se o que lhe sobra antes de fechar a semana bem, apenas 40.000?

Se você for inexperiente, eu recomendo, não faça o empréstimo e levante o dinheiro até ter certeza que pode aprimorar ou comprar uma nova garagem, um veículo mínimo do valor e custear o valor do funcionário, sem precisar de empréstimo.

Siga estes passos para ter um resultado satisfatório em sua gestão no ETS2:

  1. Tire 4 horas por dia (reais) para dirigir;
  2. Faça uma semana (7 dias) no jogo;
  3. Aumenta sua habilidade de ECO para economizar gasolina;
  4. Evite bater ou ser multado;
  5. Faça distâncias também pequenas, não as despreze;
  6. Ande livremente pelo mapa, você ganha mesmo que pouco, 50 de experiência, e ganha 100 a cada 100 km que anda nesta modalidade;
  7. Planeje sua viagem, saiba onde fica a balsa, evite atrasos por não saber que trajeto pegar. E pense em alternativas. Mesmo o GPS, erra o melhor caminho. Às vezes é bom cumprir km para ganhar um pouco mais do valor, já que você ganha por quilômetro rodado. Mas chegar atrasado também o faz perder bastante;
  8. Saiba que na maioria das estradas o radar de velocidade não está presente, então aproveite para ultrapassar o limite sugerido. Se andar a passo de tartaruga vai ver muito “Tarde” no relatório. E isso acontece em demasia quando está administrando sua empresa;
  9. Em sua empresa, você paga o pedágio, gasolina, dano, multa e balsa. Quando está trabalhando para outras empresas, daí nasce uma possibilidade de levantar receita sem encargos, você não paga;
  10. Não contrate funcionários agora, você não tem habilidade o suficiente para manter uma média semanal de aproximadamente 100.000 euros. Se não tiver, vai sair no prejuízo;
  11. Mantenha um controle, se for ferrenho em gestão, aconselho usar uma planilha de Excel para gerir seus melhores resultados, e manter a rota diária. Adote rotas que possuem carga de alto valor, melhor distância e cunho frágil, se possível com certificado ADR (Materiais anômalos ou perigosos), seu bônus será acima da média e não cometa infração ou dano;
  12. Compre um volante, com o teclado essa brincadeira pode ser bastante exaustiva. Eu possuo um Mutilaser Racer 3 em 1, que possui um câmbio sequencial, freio e acelerador, e uma rotação de 180 graus que é o giro do ETS2. Alguns compram o G27 da Logitech, que possui câmbio H, que permite um melhor uso de valores de marcha;
  13. Invista em caminhões como o Volvo (tem um excelente torque), Renault (boa estabilidade) e Scania. Agora quer perder dinheiro? Compre um MAN;
  14. E salve o jogo constantemente, eu coloco uma média de a cada 100 km ou quando estou para passar de um cruzamento. Toda vez que você carrega o jogo, aquele trânsito todo simplesmente some.
Anúncios