Elas são matérias que se ajudam, mas não significam A MESMA coisa. Naturalmente que se confundem, porque possuem similaridades e todas focadas em um objeto de afinidade. Mas como partes de um organismo, um braço é irrigado por sangue da mesma forma que um coração, mas exerce função diferente.

Qual é a diferença? Existem? Pode ser considerado de natureza não mercantil?

Quando ouvimos falar de Marketing, o que pensamos? Aquela marca fez uma ‘jogada de Marketing’…é infelizmente o campo ganha uma significação pejorativa até por conta de uma difusão desenfreada de termos que condizem e não ao Marketing.

Marketing em termos bem resumidos e simples, é um conjunto de processos e ações que visam coletar, analisar e identificar a implantação de um negócio dentre fatores como demanda, público, benefícios, necessidades\desejos (e) e oportunidades. (Inteligência de mercado: O que, Por que, Como, quando, Para quem, De quem, Quanto custa, Quanto tempo leva — aos entendidos 5W2H)

Dai surgem ferramentas que o campo utiliza como planejamento, controle, identificação, construção, observação, todas com a finalidade de entender o mercado, o público, o produto, o ambiente e os próximos passos. Por uma comparação adequada ao caso, compare um agente de inteligência com o papel que um Marketing realiza.

Características: Investimento, longo prazo, planejamento estratégico, 5 sentidos, vital.

Entende-se como Marketing também como os cinco sentidos de uma empresa.

Criação (Copy).jpg

A publicidade é amplamente confundida com o Marketing, mas exerce na função de difusão, no entanto não apenas emite, ela cria o que se emite baseado nos resultados e análise do Marketing. Implica-se ouvirmos a seguinte frase — “Foi um bom trabalho de Marketing” quando vemos um belo trabalho de distribuição, não é? Mas o responsável também por criar o que você interage (Vê, escuta, comunica, toca) é a publicidade.

Podemos então definir a publicidade como uma mão que traduz o que o Marketing mapeia, para os meios de interação a ponto de tornar o dado em informação legível como — “Uma bela embalagem do Cacau Show disposto numa prateleira bem a vista, numa loja decorada com áudio ao fundo, lotada de bichos de pelúcia” quando que o pedido original era — “Gosto de Chocolate”.

No Brasil existe uma confusão básica dessas duas matérias, já que é normal encontrar um profissional de publicidade e\ou Marketing executando as duas tarefas.

Publicidade representam os membros de um organismo.

Características: Investimento, criação, tradução, envolvimento, interação, apresentação, público e vital.

Propaganda-feature-image.jpg

Se as duas anteriores eram o bicho papão, essa se transforma completamente na definição popular. Propaganda tem haver com ‘base’. E não significa sempre mercantilismo, quer dizer venda, na verdade tem haver com liderança também. Quando você entra em contato com uma instituição, o que naturalmente você encontra nela? Um busto, uma placa de ferro, uma arquitetura chamativa, normalmente encontramos em universidades do tipo Cândido Mendes.

Tirar foto é pouco, tem que ser uma Selfie com o monumento atrás e dizer que é ‘classudo’. Mas o que aconteceu aqui? Uma propaganda por interação. Propaganda é uma carga de informação que pode ser entendida como verbal e não verbal, constitui justamente em construir em sua cabeça (share mind, e posteriormente em Top Mind) acerca de uma ideia. O intuito não tem haver com ‘compre’ e sim ‘conheça’.

Propaganda pode ser definida como uma apresentação informacional e/ou comercial(sendo inclusive de conteúdo jornalístico) sem carácter de venda e/ou troca, que visa sobretudo que você conheça a ideologia sobre. A segunda tem haver com produto, preço, benefícios e persuasão¹.

Nota:

¹ A persuasão na propaganda promocional\comercial tem o intuito de fazê-lo entender sob o direcionamento da marca (provocando e estimulando), o que ela intenta vender e o que você se identifica com essa comunicação, o impacto para efetivar o negócio. Ao contrário da institucional que visa informar, e não ‘incentivar’ alguma interação, além do interesse.

Disponível no Steam há um jogo chamado Moom Base Alpha lançado pela Nasa em 2013 que possui o carácter único de educação sobre o que os astronautas realizam no espaço. No caso, se trata de uma matéria de ficção, você estabelecido numa cratera da lua precisa resolver uma mal funcionamento, e tem um tempo específico para fazê-lo. A missão acaba, mas você pode continuar explorando.

Qual é a informação? O trabalho que os astronautas realizam. Entre dificuldades e realidades da função. Se você é um apaixonado(a) por isso, a propaganda ganhará uma nova etapa, chamada de “persuasão”. Senão, apenas dará uma pequena aula aos que entrarem em contato. Para entender melhor a propaganda sugiro ler tudo que leva “Sobre nós, sobre a empresa, empresa, quem somos nós, história, Ações sociais, onde estamos”.

O “American Dream”, Sonho americano é uma propaganda do governo americano ao povo americano com um ideal de progresso e estilo de vida.

O famoso bordão — “Propaganda de boca em boca” é realizado sobre um custo de deslocamento x tempo. Uma vez que toda propaganda nunca é paga, na verdade ela ocorre por movimento orgânico, e realizado não necessariamente pela marca.

Características: Não pago, essencial, involuntário ao desejo da marca, cliente que advoga pela marca realiza, cliente que foi lesado também, carácter informacional.

A comunicação é sempre estratégica.

#RafaelJunqueira #Marketing #Comunicacao #JunqueiraConsultoria #Estrategia #Publicidade #Propaganda #Promocional #Institucional #Ação #Campanhas #PhilipKotler #UVA

Anúncios