• Entenda como atendimento é vital para os seus negócios
  • Qual é o papel de Marketing neste cenário
  • E entenda o que é Marketing

De acordo com a pesquisa realizada pela empresa Shopper Experience com a revista Consumidor moderno, cerca 44% dos brasileiros percebem o bom atendimento como sinal de respeito. E apenas 8% consideram o preço como um fator primordial a decisão de compra.

Consta-se também que qualidade de produtos (25% dos entrevistados) são detalhes ainda mais observados como os contribuintes de uma boa relação comercial. Cita-se algumas empresas que mais respeitam o seu cliente, são elas: Nestlé, Boticário, Heineken, Apple, China in Box, Azul e SBT.

A pesquisa revela que o valor da mercadoria é o que menos influencia ao público, é diferente quando falamos de qualidade e atendimento, que são itens indispensáveis a qualquer negócio para se manter dentro dessa concorrência. Para ler sobre o estudo de uma forma completa, clique aqui.

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Conforme Confúcio diz — “Sem uma língua comum não se pode concluir os negócios” não dizia apenas de uma boa educação, fazendo ela parte não apenas de uma boa negociação, e sim do dia-a-dia, é óbvio que o sábio dizia sobre a ‘Arte da Guerra’ de uma certa forma. Nunca uma conversa atenciosa, trouxe tantos frutos.

Philip Kotler, quando falou que um bom Marketing construído, dispensava inclusive a função da venda, não era mentira. Quando nos sentimos ‘bem tratados’, queremos automaticamente retribuir. Não é como uma obrigação, apenas uma reação. Naturalmente a reação acaba por ser a compra.

A tática de um bom atendimento não é apelativa, não deve ser, a menos que o gestor não saiba o que está fazendo. O primeiro contato do público é com o atendimento. Uma recepção bem cuidadosa traz frutos, e contribui com todo o resto do serviço. Estamos falando de investimento e custo. Não adianta contratar apenas quem parece ser um bom atendente, é preciso captar quem realmente ‘manja’, senão a estratégia apenas será uma marca no papel.

O quanto é notável que o custo torna-se tão alto quando uma estratégia vira uma furada. Por isso que o planejamento de Marketing, deverá ser a força motriz de quem entra na empresa. Falamos de Marketing, falamos de estratégia. Pense em uma pessoa desprovida dos 5 sentidos, e então saberá o que é uma empresa sem Marketing.

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Talvez seja uma polêmica dizer que Marketing deva ser o responsável na hora da contratação. Aliás o conceito de Marketing sofre com uma deturpação incrível, e nisso consiste talvez a cara de surpresa. Mas ao contrário do que se pensa, o estudo de mercado ou inteligência de mercado como costumo me referenciar, não tem apenas o foco em ‘vendas’, é até subjetivo, porque estamos falando de comportamento de consumo, e não necessariamente isso tem haver com vendas. O quê? WTF?

Consumo é parte do que podemos definir como ‘absorção’, ou ‘ter’ algo ao seu gosto. Dividido em essencial a desejo. Não estamos apenas falando de compra e venda, e sim de troca, de transmissão. Consumo pode ocorrer de várias formas, e este nível de compreensão que o Marketing se encontra. Analisar o comportamento de consumo de uma pessoa, é ter em mente que não é apenas de compra que vive a humanidade. Quer dizer, que resposta você daria se alguém perguntasse o porquê você prefere ir no Kinoplex ao invés de Cinemark?

Ou mais sutil, que resposta daria ao ser indagado porque a cor vermelha lhe atrai mais que a azul? Num ponto, podemos conciliar o significado de ‘consumo’, a tudo que o ser humano entra em contato e passa a dar-lhe valor de posse. Uma cor em sim não tem dono, mas possui valores atribuídos por algum indivíduo. Esta passa a ser um ‘fator’ que influencia a decisão, muitas pessoas compram certos produtos porque são da cor vermelha.

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Após uma ágil explicação sobre o Marketing, é possível notar sua importância para que o atendimento de uma empresa passa a ser uma vantagem que concebe oportunidades. E nisso consiste este profissional ou profissionais correlatos ao ‘departamento’¹ serem parte responsáveis do recrutamento de quem fará parte da empresa, uma vez, que Marketing tem por sua finalidade mais fundamental, ser uma visão estratégica da organização, é essencial.

Todo gestor precisa se lembrar da seguinte frase — “Um trabalho bem feito é caro, mas experimente deixar o trabalho na mão de um amador.”

Notas de rodapé:

¹ Quando me refiro ao ‘departamento’ entre aspas, quero dizer que não existe um setor físico e localizado de Marketing numa empresa. Sem ‘excluir’ que existe uma formalidade e competências formadas dos profissionais. Mas que não existe uma etapa específica em que a estratégia virá a ser utilizada, ela É utilizada o TEMPO TODO.

A comunicação é sempre estratégica.

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