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Solução terceira vs Predileção pessoal.

Designer que é apegado a sua arte quando se trata de uma demanda de um cliente peca sob 2 pontos. Uma é que a arte é um processo pessoal e a segunda é que se trata de uma solução. Não é sua arte, e sim uma solução para terceiros, e pessoal para eles. Quando o profissional se apega ao conceito que é sua arte ele obviamente se esquece que soluções são construídas baseadas nas necessidades e habilidades de cada um. Por isso toda arte mais perfeita que seja sofrerá uma alteração.

Alteração é a visão do seu cliente dentro de uma solução concreta que você ofereceu. É uma etapa obrigatória do seu projeto. Se não estava prevista, você não está oferecendo uma solução para o seu cliente. E sim a sua visão como produto final.

Quando me proponho a criar uma resposta, crio a solução pensando na melhor possibilidade. Mas como sabemos, cada pessoa possui sua perspectiva. E logo o meu primeiro passo é pensar – “Alteração”. Mas como uma etapa pertencente ao projeto. Se o publicitário ou designer toma como sua arte, a alteração virá como uma gota de desgosto. Ninguém gosta de ter o ‘seu’ modificado. Mas como havia dito, não é ‘seu’.

Seu papel durante o processo de alteração é de guiar o seu cliente a ter a melhor resposta que ele procura. Seu PAPEL é de guia-lo.

Pense num carro sob encomenda. Talvez você goste dele na cor azul e com suspensão para trilhas. Mas seu cliente gosta da cor amarela e quer uma suspensão baixa. Pois lembre-se que as necessidades e habilidades deles devem estar compatíveis. Senão sua solução não é válida. Não vai funcionar para ele. Isso não impede de você guia-lo caso o objetivo dele seja de fazer trilhas.

Ele sabe de suas próprias necessidades. Na maioria dos casos não possui os recursos e o conhecimento para obtê-los. Aqui é a parte que você entra. Onde terá a função de orienta-lo a ver a melhor maneira de conseguir o que quer.

O que é exigido é sua expertise em oferecer respostas ou mesmo orientação, não necessariamente a palavra final. A construção deve ser cooperativa. Você e ele. E não você e o seu projeto. O projeto é em conjunto. Essa perspectiva é necessária, pois noto a resistência absurda de muitos profissionais em compreenderem essa situação.

Alteração é uma etapa.

De uma forma cômica muitos canais e profissionais de design comentam a alteração como uma espécie de bicho-papão. Mas ela faz parte do projeto de forma nativa. A alteração é necessária e persistente a um profissional que procura crescer. Dado das perspectivas que levei aos clientes, o ponto de vistas deles em conjunto com o meu, fizeram o projeto ser melhor do que o esperado.

O ditado – “Duas cabeças pensam melhor que uma” faz todo sentido no processo de criação. Não adianta usar a frase feita – “Eu sou o profissional, cursei 4 anos…” – é preciso entender que o campo de comunicação, especificamente a área de publicidade que lida com criação ela trabalha com ponto de vista, portanto a palavra DESAPEGO e MENTE ABERTA é um dos requisitos para se atuar nesta área.

Se você quer lançar suas obras em sua autoria, há espaço para isso. Mas quando o seu cliente quer uma resposta que o favoreça – estamos falando de construir uma ferramenta pessoal e não uma chance de ter sua assinatura por lá. Esqueça. Ou está na profissão errada. Designer é um engenheiro que precisa trazer soluções.

É grandioso que a palavra alteração ocorra, quer dizer que seu cliente confia em sua habilidade de lhe gerar respostas mais caprichosas. E não se preocupe se ela acontecer na sexta-feira no final do expediente.  Todo designer nunca deixa de ser designer quando termina o expediente.

Quem é?

Publicitário / Designer / Consultor / Palestrante / Empresário e CEO da Junqueira Consultoria. MBA em administração de Marketing e Comunicação Empresarial (UVA), Marketing de Relacionamento – CRM (IBMEC). Especialista em Marketing Jurídico, Relacionamento e Redes Sociais. Colunista no Instituto Vendas.

Participe do grupo “Marketing de Relacionamento”:

https://www.linkedin.com/groups/7056049

Contribua também para a Pesquisa de Atendimento e Relacionamento com o Cliente (Redes Sociais):

https://goo.gl/forms/hU0Ss4ETpQl5kVMg2

 

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