Mercado de Nicho e Merchadising.

A empresa de jóias Vivara lançou uma nova linha de produto dentro da coleção Life com a cantora Anitta que atende a uma demanda personalizada e caracterizada por uma persona (Perfil) o que claramente direciona o público que consome o ‘som’ da cantora para o mercado de jóias. Life é uma coleção que segue temas populares ou personalidades.

Nas estantes de qualquer loja mesmo as generalistas é possível encontrar produtos específicos de um público específico. Não é diferente quando falamos em uma época de influenciadores digitais. Quando citamos adornos que são aderidos por pessoas que definem seu estilo de vida “Coleção Life – Lifetstyle” oferece a oportunidade de qualquer empresa apresentar um produto segmentado.

Neste caso os adornos permitem o consumo de estilo de vida que o público entende como ‘semelhança’ ao que eles consomem e acreditam ser o que representa alguém que eles seguem. Ao que eles gostam ou acreditam. Essa parte o Marketing define como ‘Valor percebido’.

A coleção Life (Lifestyle) da Vivara é especificamente voltado para um mercado próprio, tanto que seus produtos são lançados dentro de grupos temáticos, que podem ser conferidos no site oficial da empresa . Um deles se trata de jóias desenhadas para atender ao público do Star Wars, da animação Moana, da coleção Disney Vilões.

O termo correto para definir esse lançamento se chama Merchandising. Que trata justamente de uma criação de portfolio que permite uma expansão da imagem da cantora em um processo de parceria. Uma vez que a Vivara não é uma empresa promotora musical e sim de jóias seu passo foi entender o perfil da cantora e traduzi-la através de seus produtos. Nessa combinação eles atraem os fãs da cantora e abre mais um funil de vendas.

Público.

Como era de se esperar a repercussão acusou a marca de apostar em uma personalidade que nada condiz com a empresa de jóias. No entanto o equívoco era de não analisar o posicionamento da marca. Como a coleção Life é de justamente de se adaptar ao perfil da personalidade ou tema, o objetivo é claro, de criar um mercado de segmento para o público da cantora dentro da carteira de clientes da joalheria

Ainda dentro da explicação, o Lifestyle (Estilo de vida) cobre a ação promocional que  subentende-se quando alguém consome o que a Anitta vende. A comunicação mercadológica presente não é apenas a música, o ingresso, a popularidade e sim a mensagem. Dentro desse contexto a marca garantidamente realizou uma pesquisa analisando os fatores que envolvem a cantora, público e seus produtos.

Caracterizando as jóias com elementos compreendidos por seu público como sendo símbolos representativos do que a cantora significa. Dessa forma a empresa permite criar um elo entre o público (leads) da cantora com a venda de seus produtos para um público definido e já ‘fidelizado’.

Quem é?

Publicitário / Designer / Consultor / Palestrante / Empresário e CEO da Junqueira Consultoria. MBA em administração de Marketing e Comunicação Empresarial (UVA), Marketing de Relacionamento – CRM (IBMEC). Especialista em Marketing Jurídico, Relacionamento e Redes Sociais. Colunista no Instituto Vendas.

Participe do grupo “Marketing de Relacionamento”:

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Contribua também para a Pesquisa de Atendimento e Relacionamento com o Cliente (Redes Sociais):

https://goo.gl/forms/hU0Ss4ETpQl5kVMg2

 

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